segunda-feira, 20 de março de 2017

Opinião - A Cidade das Ilusões

Ficha Técnica:
Autor: Ursula K. Le Guin
Título Original: City of Illusions
Série: Hainish Cycle
Páginas: 248
Editor: Livros do Brasil
ISBN: ?
Tradutor: Raul de Sousa Machado

Sinopse:
Sozinho numa floresta densa um homem estranho com olhos grandes, a iris cor de âmbar, oval, ocupando todo o branco do globo lembrava os olhos de um gato; coberto de lama e esterco, arranhado, com o corpo nu enleado na vegetação da floresta, o homem tinha a pele mais clara do que os que à sua roda discutiam o acontecimento, enquanto ele se encolhia do sol e tremia de exaustão e medo. Era um homem adulto, sozinho, sem rasto, sem memória, com um olhar que não era humano. Os seus olhos não eram humanos. Os habitantes da floresta, espalhados pela terra, pequenos agrupamentos isolados vivendo num estado de semibarbarismo, nada sabiam da idade de ouro da Liga dos Mundos.

Opinião:
Finalemente! Passado tanto tempo em angústia finalmente consegui ler o último livro do Hainish Cycle publicado em português. Último porque era o único que me faltava ler, o mais difícil de encontrar. E a espera valeu a pena. Adoro ler Le Guin, os mundos criados por ela, a maneira como as histórias se encaixam e como determinados povos se cruzam em diferentes livros, fazendo ligações que não estávamos à espera.

Mas mais que isso adoro o modo como a autora nos pretende transmitir determinados conhecimentos, nos pretende fazer pensar acerca do nosso comportamento. Os seus livros são lições subtis acerca da maneira como vemos o mundo e de como lidamos com ele. O preconceito para com os outros, o medo da mudança, a irracionalidade perante o que é diferente e inesperado. O modo como a nossa força de vontade é algo soberbo e de como por mais conhecimentos que tenhamos a verdade é que nunca sabemos tudo. Podemos ser enganados, iludidos por aquilo em que é fácil de acreditar, mas isso não interessa se estivermos dispostos a experimentar, a trilhar o mesmo caminho que os outros, se simplesmente nos dermos ao trabalho de questionar e de não seguir cegamente aquilo que nos tentam impingir.

É para mim difícil falar dos livros desta autora devido a tudo aquilo que podia ser dito. Os personagens são fascinantes, a história é cativante, e todas as nuances e questões que a autora nos coloca indirectamente deixam o leitor a pensar mesmo depois de o livro ser dado como terminado.

Assim sendo foi uma leitura que me encheu as medidas e que me deixou bastante satisfeita. Tenho definitivamente que ler mais obras da autora visto que até à data apenas li a série Terra Mar e esta.

Sem comentários:

Enviar um comentário