segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Mini-Opinião - Moving e Maria and the Ocean

Ficha Técnica:
Autor: Bruno Martins Soares
Páginas: 13
ASIN: B075BM4N1K

Sinopse:
Paulo didn't like having to move from his house. Who does? But his books are determined not to go. They just won't let him pack.
A new short-story by award-winning Portuguese author.

Opinião:
Esta não é a primeira vez que leio algo do autor, por isso sabia que seria difícil não gostar de deste conto. Um conto simples e que vai directo ao assunto. Contudo isso não é impedimento para que o leitor crie um laço de intimidade com o protagonista. Principalmente se o leitor foi tão aficionado por livros como o Paulo. Sendo que o Paulo é uma pessoa que gosta de tudo bastante organizado e da sua rotina é fácil compreender o quão horrível é sequer o pensamento de ter que empacotar todos os seus livros para mudar de casa. Eu acho que se fosse comigo me iria acontecer exactamente o mesmo que lhe aconteceu a ele, perder-me nas páginas de cada livro que pegasse.

Gostei da reviravolta do livro e de como tudo acabou por correr pelo melhor. Achei pouco provavel uma das coisas que aconteceu no final, mas percebo que possa ter sido para facilitar a conclusão da história num número de páginas aceitável. Assim sendo foi sem dúvida um conto de que gostei.

Ficha Técnica:
Autor: Bruno Martins Soares
ASIN: B0754FSRQS

Sinopse:
Maria is a normal girl with an extraordinary relationship with the sea. As climatic changes take effect, this relationship could save everyone around her.
A short-story by award-winning Portuguese author.

Opinião:
Maria and the Ocean, vais buscar um pouco da história de Portugal, ao mesmo tempo que aborda um tema bastante actual, as alterações climáticas. Ao mesmo tempo tem o seu quê de fantástico aqui apresentado na relação que a Maria tem com o mar. Uma vez mais é um conto simples, com uma linguagem simples mas cativante. É impossível não nos sentirmos atraídos pela personalidade de Maria.

Gostei principalmente da explicação dada para a relação que a Maria tem com o Oceano. Às vezes existem pessoas que são simplesmente especiais e nós nem conseguimos perceber exactamente porquê. O final é triste, mas ao mesmo tempo encantador. Confesso que fiquei bastante emotiva ao ler a cena final, o que me deixou completamente rendida ao conto.

2 comentários:

  1. Obrigado, Joana! Espero continuar a cumprir as expectativas! Temos de falar mais sobre o final de Moving ;-)

    ResponderEliminar