quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Opinião - A Vingança Serve-se Quente

Ficha Técnica:
Autor: M. J. Arlidge
Título Original: Liar Liar
Série: Helen Grace, #4
Páginas: 352
Editor: TopSeller
ISBN: 9789898839060
Tradutor: ?

Sinopse:
SEIS INCÊNDIOS EM VINTE E QUATRO HORAS,
DOIS MORTOS E VÁRIOS FERIDOS…

Na calada da noite, três violentos incêndios iluminam os céus da cidade. Para a detetive Helen Grace, as chamas anunciam algo mais do que uma coincidência trágica — este cenário infernal de morte e destruição revela uma ameaça nunca antes vivenciada.
No decurso da investigação, descobre-se que aquele que procuram não é apenas um incendiário em busca de emoções fortes — os atos criminosos denunciam um assassino meticuloso e calculista. Alguém que pretende reduzir as suas vítimas a cinzas…
Uma nuvem negra de medo e desconfiança estende-se sobre a cidade, à espera da faísca que provocará a próxima tragédia. Conseguirá Helen descobrir a tempo quem será a próxima vítima?

Opinião:
Este foi um daqueles livros cuja revelação me apanhou completamente desprevenida. Nunca, em parte alguma do livro imaginei que o incendiário fosse a pessoa que se revelou ser.

Mais uma vez Arlidge faz um óptimo trabalho a apresentar-nos os acontecimentos que levam Helen Grace ao limite. Desta vez estamos a lidar com fogo posto, e sem dúvida que as diversas mortes, além de horríveis deixam marcas profundas em toda a gente que é tocada pelos acontecimentos.

Apesar de a história revolver essencialmente à volta dos assassínios e na tentativa de Helen tentar descobrir quem é que está a colocar os fogos, a verdade é que o autor deixa bastante espaço para o desenvolvimento dos personagens. A Helen está cada vez mais desequilibrada, devido a todas as pressões que tem sofrido e também devido ao facto de cada vez se sentir mais só. Durante o livro comete algumas falhas que supostamente ficam resolvidas, mas que eu tenho a sensação que ainda vão voltar para lhe dar cabo da vida. Também existe um bom desenvolvimento da Charlie, e aqui vemos aquilo porque passa uma mãe polícia. O medo de não voltarmos para casa, o trauma de pensar que tudo aquilo se podia passar com a nossa família. Acho que a Charlie é uma excelente personagem que nos mostra o que está do outro lado do espelho e que nós, como civis, muitas vezes ignoramos.

Não há muito mais a acrescentar visto que este já não é o primeiro livro do autor. A fórmula é sensivelmente a mesma, funcionando umas vezes melhor e outras pior. O que me deixa curiosa para o próximo livro, além da sinopse claro, é o final deste livro. A Grace tem um novo superior, e digamos que durante todo o livro o achei impecável. Até ao final. Aí fiquei completamente arrepiada. Questiono-me se o autor nos vai mostrar um pouco mais do que se passa na cabeça dele no próximo livro ou se ainda vamos ter que aguardar algum tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário