terça-feira, 26 de junho de 2018

Opinião - Meet Cute: Some People Are Destined to Meet

Ficha Técnica:
Autor: Jennifer L. Armentrout, Dhonielle Clayton, Katie Cotugno, Jocelyn Davies, Huntley Fitzpatrick, Nina LaCour, Emery Lord, Katharine McGee , Kass Morgan, Meredith Russo, Sara Shepard, Nicola Yoon, Ibi Zoboi e Julie Murphy
Páginas: 323
Editor: HMH Books for Young Readers
ASIN: B01MXXZZNF

Sinopse:
Whether or not you believe in fate, or luck, or love at first sight, every romance has to start somewhere. MEET CUTE is an anthology of original short stories featuring tales of “how they first met” from some of today’s most popular YA authors.

Readers will experience Nina LaCour's beautifully written piece about two Bay Area girls meeting via a cranky customer service Tweet, Sara Shepard's glossy tale about a magazine intern and a young rock star, Nicola Yoon's imaginative take on break-ups and make-ups, Katie Cotugno's story of two teens hiding out from the police at a house party, and Huntley Fitzpatrick's charming love story that begins over iced teas at a diner. There’s futuristic flirting from Kass Morgan and Katharine McGee, a riveting transgender heroine from Meredith Russo, a subway missed connection moment from Jocelyn Davies, and a girl determined to get out of her small town from Ibi Zoboi. Jennifer Armentrout writes a sweet story about finding love from a missing library book, Emery Lord has a heartwarming and funny tale of two girls stuck in an airport, Dhonielle Clayton takes a thoughtful, speculate approach to pre-destined love, and Julie Murphy dreams up a fun twist on reality dating show contestants.

This incredibly talented group of authors brings us a collection of stories that are at turns romantic and witty, epic and everyday, heartbreaking and real.

Opinião:
Este foi um livro que não começou nada bem, mas que acabou por se ir tornando numa agradável surpresa. Essencialmente cada história representa o momento em que duas pessoas se conhecem e fazem automaticamente click. Vou escrever duas ou três linhas sobre cada um dos contos, mas não me tenciono alongar se não não terá muita piada.

Katie Cotugno
Este foi um dos contos que não só não me disse nada, como ainda me conseguiu irritar solenemente. Basicamente estamos a ler um conto do ponto de vista do protagonista, mas o protagonista não fala na primeira pessoa. É estranho e achei que tornava o conto desconexo. Ao mesmo tempo não gostei nada da atitude da rapariga, que passa por julgar a pessoa com quem supostamente fez click, mas enrolar-se na mesma com ela sem mais nem menos. Não. Mesmo não.

Nina Lacour
Este conto já foi mais agradável, é fácil perceber o momento em que as personagens fazem click e considero isso uma grande vitória. Gostei do facto de a história estar relacionada com um local onde se fazem impressões à "antiga" e de tudo começar através da criação de uma conta Twitter para a loja. Às vezes as situações mais inusitadas levam-nos aos melhores momentos.

Ibi Zoboi
Este conto passa-se perto do baile de finalistas da personagem principal, e está de certa forma relacionado com o que é a amizade e como é que esta pode ser vista de diferentes maneiras por diferentes pessoas. É um conto que gostava de ter conseguido gostar, mas não consegui sentir o click entre os personagens quando estes finalmente se conhecem e isso estragou-me o conto e deixou-me bastante decepcionada.

Katharine McGee
Este foi um conto extremamente fofinho. Para já achei a premissa interessante, não que seja nova, mas a maneira como está explicada e contextualizada está bem feita. Uma app que permite conheceres o amor da tua vida com uma certeza superior a 90%. Depois temos toda a situação de "aventura" na medida em que os protagonistas vão em busca de algo perdido e que é bastante importante para um deles. E depois o final, apesar de não ser difícil de adivinhar, está bastante bem descrito o que leva a que o leitor se sinta completo. 

Sara Shepard
Esta é uma autora que já li à uns anos atrás e que por isso já conhecia um pouco da escrita. Confesso que a única coisa que tinha lido era o The Lying Game e que na realidade o tipo de história não tem nada a ver com aquilo que li agora. Este conto é um romance fofinho, em que a protagonista aprende a aproveitar o momento sem pensar muito no que há-de vir. Houve ali um click que podia ter sido melhor trabalhado, mas não foi mau de todo. No final o balanço foi positivo.

Meredith Russo
Este conto é sem dúvida muito à frente. A autora inclui duas personagens sobre as quais muita gente terá muito a dizer. Uma delas é transgénero e a outra é gay. Para mim é me indiferente o que cada pessoa é, desde que seja feliz, mas não é fácil escrever acerca destes temas. É uma realidade que cada vez mais vemos pessoas a serem honestas nestes aspectos, e que existe uma maior aceitação da parte da população, mas também sinto que por outro lado existe uma maior hostilidade e mais agressividade da parte das pessoas que não aceitam que uma pessoa possa não se sentir bem com aquilo que a sociedade definiu como normal. Não só este é um conto que aborda dois temas bastante controversos como o faz de uma maneira exemplar e cativante.

Dhonielle Clayton
Este foi um conto que não me aqueceu nem arrefeceu. Gostei da premissa. Neste local as pessoas nascem com linhas desenhadas nos dedos e o desaparecimento gradual destas significa que a pessoa com quem vamos casar está a aproximar-se. Mas achei que podia ter sido melhor trabalhada. É fácil identificar o momento do Click, mas toda a história é um bocado amalgama e mal explicada com a situação de ver os diferentes futuros. Acho que funcionaria muito melhor como uma história mais longa, talvez um livro ou dois.

Emery Lord
Este foi mais um conto que me encheu as medidas. Essencialmente passa-se num aeroporto enquanto duas raparigas aguardam para embarcar. Existe um momento em que trocam o olhar e começam a conversar. No fim, tudo parece melhor e o mundo mais leve. É uma sensação fantástica quando encontras alguém que apesar de desconhecido te parece conhecer melhor que ninguém. Que parece saber exactamente o que dizer ou fazer para que te sintas melhor. E tem referências a super heróis! Um ponto extra na minha opinião!

Jennifer L. Armentrout
So sweet! Mas não podia esperar menos desta autora. Já li alguns livros da autora e normalmente enchem-me sempre as medidas. E este inclui uma biblioteca! Que mais posso eu pedir? Achei imensa piada ao facto de a história revolver em torno de um dicionário que já deveria ter sido devolvido à algum tempo. As interacções entre os personagens é hilariante e a maneira como se descobre quem é a voz mistério é deliciosa! Fiquei com vontade de ler mais acerca da história destes dois.

Jocelyn Davies
Esta história é um pouco mais nerd no sentido em que um dos personagens é aficionado por matemática e decide que o seu projecto vai ser acerca de como encontrar a mesma pessoa no comboio utilizando uma série de variáveis. Tudo isto porque houve um momento em indo o comboio numa direcção, se cruzou com outro comboio onde ia um rapaz que sem qualquer explicação lhe chamou a atenção. É super cute! Principalmente porque faz-me lembrar de uma cena preferida de um filme de animação japonesa, Kimi No Na Wa. Se nunca ouviram falar ou nunca viram aconselho.

Kass Morgan
Este é um conto um bocado agridoce. Por um lado é extremamente ternurento e fofinho ler acerca da maneira como estes dois se relacionam e como se complementam tão bem. A sua ligação é instantânea a parece extremamente natural. O final é triste e deixa o leitor com um travo amargo na boca depois de termos testemunhado algo que nos deixou o coração quente.

Julie Murphy
Este conto vai um pouco contra um outro conto desta antologia. Ao contrário do outro em que o personagem famoso é 5 estrelas, aqui o personagem famoso é um daqueles que merecia um ponta pé no cu para ver se acorda para a vida. Mas não é ele que interessa. Quem interessa são as duas raparigas que estão a participar num concurso televisivo para terem um encontro romântico com ele. Como será de esperar, nada corre bem, e no final quem acaba por sair bem são as duas raparigas que fazem Click durante as gravações.

Huntley Fitzpatrick
Este é mais um conto algo agridoce. É agridoce porque mais uma vez existe uma química instantânea entre os personagens, química essa que é fácil ao leitor perceber, mas existe também um segredo que poderá separá-los. Acaba por correr tudo pelo melhor, e a autora fez um excelente trabalho em condensar as emoções e os acontecimentos sem que os mesmos parecessem disparatados, mas ao mesmo tempo é um conto cheio de memórias e tristezas, o que faz com que o leitor se sinta dividido, satisfeito e ao mesmo tempo pesaroso.

Nicola Yoon
Este é um daqueles contos que teria tudo para dar certo. Se em vez de um conto fosse um livro. Achei que essencialmente este era o problema. A premissa é bastante interessante, um complexo onde as pessoas vão para curar corações partidos, onde podem refazer o passado e corrigir os erros das suas relações. A própria história do personagem principal é interessante, os seus sentimentos, o seu desespero toca o leitor. O problema é o Click. Não é que não estivesse à espera dele, só acho que não foi bem fundamentado e isso deixa-me algo frustrada.

Sem comentários:

Enviar um comentário