sábado, 21 de dezembro de 2013

Opinião - A Saga de Alex 9

Ficha Técnica:
Autor: Bruno Martins Soares
Páginas: 608
Editor: Saída de Emergência
ISBN: 9789896374396

Sinopse:
Dois planetas em diferentes etapas de desenvolvimento. Duas guerras que podem levar ao extermínio. Uma profecia desconhecida. Qual será o papel de Alex 9?

Estamos no século XXII. Alex 9 é uma órfã adotada por uma poderosa corporação e treinada para ser a mais temível arma de combate que já existiu. Envolvida numa missão da qual desconhece os contornos, é lançada para os confins do espaço e só acorda duzentos anos depois na Terra. Mas não é a nossa Terra. Este novo planeta em tudo semelhante ao nosso vive numa Idade Média onde impérios se enfrentam em sangrentas batalhas. E a chegada de Alex 9 veio baralhar tudo pois cumpre uma antiga profecia. Atacada por forças misteriosas que procuram destruí-la, a jovem também encontra aliados inesperados e, quem sabe, algo que sempre julgou não estar destinado a si. Numa saga repleta de perigos, para sobreviver Alex 9 terá de desvendar os mistérios que levaram dois mundos distantes no espaço e no tempo a embrenharem-se em guerras sangrentas. E com armas magnéticas, espadas japonesas, batalhas de naves e cargas de cavalaria a concorrerem entre si, só uma mulher como Alex 9 tem hipóteses de o fazer. Mas qual será o preço?

Opinião:
Já foi à algum tempo que li o primeiro livro do Bruno, na altura ele ainda escrevia como MArtin S. Braun para a colecção Teen da Saída de Emergência. Alex 9 - A Guardiã da Espada cativou-me desde a primeira página, e Alex 9 - A Coroa dos Deuses manteve-me cativa. No círculo de pessoas com quem me dou no mundo literário o autor foi muitas vezes falado, umas vezes para bem, outras para mal. Eu sempre fui uma defensora da escrita do autor. Com o cancelamento da colecção Teen foi com prazer que vi o trabalho do autor a passar para a colecção Bang!, neste caso num volume único, contendo os dois volumes anteriores e o último que ainda não tinha sido publicado.

E finalmente cá estou eu, a dar o meu parecer sobre uma história que mais uma vez foi capaz de me cativar do início ao fim. Poderia ter optado por ler apenas o último livro, mas não o fiz. Li os três seguidos e foi a melhor decisão que poderia ter tomado. Nunca me iria lembrar de todos os pormenores da história, nem nunca seria capaz de associar todos os nomes a todos os personagens e às suas proveniências. Parecem ser tantos e com nomes tão semelhantes e estranhos que foi preciso bastante atenção da minha parte para identificar onde é que aquele personagem se encaixava na narrativa. Acho que tirando este aspecto não houve propriamente algo na história de que não tenha gostado.

O autor entrelaça ficção científica de viagens no espaço e no tempo com uma era medieval semelhante à nossa, e fá-lo com uma mestria tal que tudo faz sentido, tudo encaixa. Nada nos parece descabido e sentimos que é perfeitamente normal vermos as armas mais mortíferas e de topo a serem utilizadas num planeta Terra onde ainda se vive à luz das velas. Para contar eficazmente a sua história o autor faz uso dos diferentes pontos de vista dos diferentes intervenientes da narrativa. Assim os acontecimentos são-nos relatados por alguém que estava no local, que presenciou o desenrolar de toda a acção. Além da constante troca de pontos de vista o autor alterna também entre os acontecimentos da Terra medieval e os acontecimentos no planeta natal de Alex 9 que levaram a que fosse enviada para essa Terra. Estes últimos servindo também para nos ir dando a conhecer quem ou o que é realmente Alex 9. Sendo que a explicação completa nos é dada no final da narrativa. Mas o mais impressionante é que em nenhum momento da história me senti perdida com tantos saltos e tantas voltas e reviravoltas. Cada nova cena introduzida faz completo sentido e dá informações ao leitor que seriam necessárias para este compreender o que se passa no presente.

Houve muita gente que se queixou da escrita do autor porque este tem uma adoração especial pelo "e" como ponte de ligação entre frases. Para mim esta opção do autor nunca foi problema. A sua utilização imprime ritmo à narrativa, principalmente nas cenas de combate em que utilizando o "e" aquilo que sinto é que é tudo tão rápido, tão sequencial, tão instantâneo que nem sequer há tempo para respirar.

Gostei bastante do final e da explicação dada pelo autor. No entanto gostava de ter tido mais pormenores sumarentos no final. Fiquei com um travo agridoce na boca depois da pequena visão que o autor nos dá do futuro. Gostava de ter visto mais.

Um livro que recomendo. Não é uma leitura que vá agradar a toda a gente, isso é garantido. Mas àqueles que agradar vai agarrá-los do princípio ao fim. Eu por aqui fico à espera que o autor escreva mais qualquer histórias fantásticas como ou melhores que esta.

1 comentário: