quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

2013 em Revista

2013 foi um ano excepcional a nível de leituras e não só. Foi um ano de mudanças e inovações. 

É difícil decidir por que ângulo devo começar a abordar este ano que passou. A nível pessoal foi um ano que me dá uma grande satisfação revisitar. Dei início ao Blog, tornando realidade um sonho que tenho desde há muito tempo, mas que sempre tive receio de concretizar. Mas não só dei início ao Blog, como ainda tive capacidade para me meter em mais aventuras, e assim sendo em 2014 vou também começar a participar em desafios, nomeadamente o  Mount TBR, o Monthly Motif Reading Challenge, o Monthly Key Word e o Short Story Literary Challenge, lançados por diferentes por blogs. Espero sinceramente ao longo de 2014 ser capaz de atingir os objectivos a que me propus. Outro ponto que gostaria de focar é o facto de estar a ser capaz de manter o Blog actualizado e activo, com publicações regulares. Tinha receio que isto se viesse a tornar um problema, pois aumentei a carga horária no trabalho e tinha algum receio que com isso viesse uma diminuição do tempo disponível para ler. Além disso sou daquelas pessoas que gosta de opinar e dar a conhecer livros, mas quando sinto que se começa a tornar algo quase como uma obrigação começo a ter dificuldades em o fazer. Não digo que de vez em quando não me dê a preguiça, contudo tenho sido capaz de contrariar este estado de espírito e até ao momento não deixei de dor opinião acerca de um único livro. Posso ainda dizer que me faltam publicar várias opiniões acerca de livros e contos ainda lidos durante 2013. 


Mas o ano não foi positivo apenas por alguns sonhos se terem tornado realidade. Foi ainda um ano mais importante a nível de leituras propriamente ditas. Apesar de ter estado a trabalhar o ano todo (ao contrário de 2012 em que só trabalhei metade do ano) e de ainda ter aumentado a minha carga horária, a verdade é que foi um ano mais proveitoso a nível de leituras (pelo menos a nível quantitativo). Entre contos e livros li um total de 143 histórias. E aqui tenho que confessar que algumas antologias não foram lidas na totalidade, apenas parcialmente, pois o meu interesse prendia-se com determinado autor e determinada história. Sinto-me também satisfeita pelo facto de ter dado oportunidade a mim mesma de ler muitos livros fora da minha zona de conforto, que é a literatura fantástica e a ficção científica. Isto deveu-se principalmente ao facto de estar inscrita num grupo, no Segredo dos Livros, que me permite ler determinados livros sem qualquer custo tendo como contrapartida opinar acerca dos mesmos após as suas leituras. Assim sendo li 47 livros emprestados pelo clube, sendo a maioria romances ou policiais. Este ano fiz também um uso exaustivo do meu kindle, levando-me a aumentar as minhas leituras em inglês. Graças ao kindle conheci também vários autores e tive oportunidade de conseguir ler livros dos quais tenho ouvido falar bastante. O meu kindle touch acompanhou-me na leitura de 50 ebooks, sendo que destes 19 foram contos. Relativamente à leitura de livros físicos adquiridos pela minha pessoa procedi à leitura de 44, sendo que destes dois foram revistas (Almanaque SteamPunk 2013 e Lusitânia) e outros dois foram livros de contos. Sinto-me um pouco envergonhada por andar a ler poucos livros físicos próprios, e vou ter que tentar contrariar esta tendência no ano que aí vem. Talvez tentar reduzir na quantidade de livros emprestados. 


Após estas estatísticas muito superficiais resta-me falar das minhas descobertas literárias deste ano. Antes de mais tenho que confessar que como leitora sinto que cresci e amadureci imenso durante este ano. O que faz com que sinta que o ano valeu a pena e me faz sentir orgulhosa de mim mesma. Há muitos livros que li e que sinto que se tivessem sido lidos à um ano atrás teria achado muito mais interessantes, ao mesmo tempo sinto que há livros que foram lidos este ano que caso tivessem sido lidos antes não teriam sido aproveitados devidamente e que não teria conseguido aperceber-me de determinados pormenores, paralelismos e intenções do autor. Por isso sim, sinto-me orgulhosa do tipo de leitora em que me estou a tornar. Por este motivo no ano de 2014 houve uma atribuição de 5 estrelas (na classificação do Goodreads) muito selecta. Em contrapartida muitos livros viram-se a ser classificados como Ok ou então como um simples Gostei. Foram 11 os livros que tiveram direito à classificação de It Was Amazing, 54 ficaram com o Really Liked It, 58 com o Liked It e 18 com o It Was Ok. Houve autores que me conseguiram surpreender e decepcionar ao longo do ano, como exemplo posso indicar o Neil Gaiman (adorei o The Ocean at the End at the Lane e detestei o How to Talk to Girls at Parties). Houve autores que já conhecia e que fiquei a gostar ainda mais, como por exemplo o Chris Cleave e houve autores que descobri e que me deixaram completamente rendida. Neste último grupo tenho a apontar: 


Dean Koontz e a sua série Frankenstein - adorei cada momento dos livros, são fenomenais! Infelizmente ainda só tive oportunidade de deitar a mão aos dois primeiros, mas conto ler os seguintes brevemente. Manuel Alves - um autor potuguês do qual desconhecia completamente a existência, mas já estou a tratar dessa falha, sendo que já adquiri todos os contos gratuitos do autor. Z deixou-me completamente rendida. Dan Simmons - este é outro autor que me deixou completamente de queixo caído e que não posso deixar de aconselhar. O seu livro A Canção de Kali é sem dúvida uma das leituras mais soberbas que li este ano. Diana Peterfreund - A sua saga For Darkness Shows the Stars está bastante bem conseguida, e as short stories da autora são um mimo completo para os seus leitores.
Não posso ainda deixar de referir outros autores que me acompanharam durante o ano e cujas leituras me marcaram, sendo eles: Aldous Huxley, George R. R. Martin, Marissa Meyer, Mathias Malzieu, Rosamund Lupton, Mary Balogh, Keith Donohue, Peter V. Brett, Chelsea M. Cameron e Sara Shepard.

E este é tão o resumo do meu ano literário. Espero que o próximo ano seja igualmente produtivo ou ainda mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário