terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Mini-Opinião - A Linha Recta do Corvo e Orin

Ficha Técnica:
Autor: Manuel Alves
Título: A Linha Recta do Corvo
Páginas: 20
Editor: smashwords
ISBN: 9781301562879

Sinopse:
Lince teria uma vida relativamente despreocupada se não fosse a pequena questão de ser perseguido por assassinos, e tudo só porque chateou certas pessoas por ter testemunhado algo que não devia. Felizmente, os corvos avisavam Lince sempre que um assassino se aproximava. Infelizmente, os corvos não o ajudavam a escapar. Uma boa maneira de matar um assassino é tornar-se um assassino melhor. Pelo menos, foi o que Lince pensou.

Opinião:
Este texto é um pouco assustador. O personagem principal demonstra uma certa loucura na sua maneira de estar perante as tentativas de assassinato e a maneira como lida com elas. Sendo que parece até desfrutar do facto de ser perseguido e ter que se livrar dos seus captores. A maneira como para ele tudo é natural torna-se algo assustadora para o leitor que se sente nauseado com tamanho à vontade perante a morte. O final é um pouco previsível, mas gostei de como o autor no-lo apresentou. A ideia de os corvos o avisarem de que está um assassino por perto também está bem conseguida. Provavelmente existe uma razão para isso, mas não estou a conseguir identificar qual é. Fiquei com pena de não ter sido apresentado o motivo pelo qual o personagem se encontra a ser perseguido.

Ficha Técnica:
Autor: Manuel Alves
Título: Orin
Páginas: 16
Editor: smashwords
ISBN: 9781301789955

Sinopse:
No Início, existia apenas uma vontade. Essa vontade não tinha desejos, pois não havia nada para desejar. Para essa vontade, todo o conhecimento era imediato e limitado à sua própria existência. A vontade existia numa plenitude despreocupada. Tudo mudou com um simples pestanejar…

Opinião:
Até agora este foi dos contos que menos apreciei, relativamente a este autor. Gostei da ideia da criação do mundo e como ela teria ocorrido, mas chega a uma certa altura que as descrições se começam a tornar maçadoras e parece que o autor começa a descambar para o parvanço tirando toda a beleza à narrativa.

1 comentário:

  1. Olá Joana,

    Ora aqui está mais um comentário em como ando a perder coisas bem boas deste escritor, tenho mesmo que ler ;)

    Ora e falando em corvos, convido-te a conheceres aqui o cantinho do corvo fiacha, o tal de Sevenwaters :D e caso queiras comentar, nem que seja por exemplo no 1º aniversário do blog :P

    Serás bem vinda, obvio :D

    http://leiturasdofiachaocorvonegro.blogspot.pt/2014/01/1-aniversario-do-blog.html

    É tudo por agora, bjs :D

    ResponderEliminar