sábado, 15 de março de 2014

Mini-Opinião - O Mundo de Rocannon

Ficha Técnica:
Autor: Ursula K. Le Guin
Título Original: Rocannon's World
Páginas: 168
Editor: Livros do Brasil
ISBN: ?
Tradutor: Eurico Fonseca

Sinopse:
uma obra de Urusla K. Le Guin é sempre um hino è liberdade e à dignidade humana. O Mundo de Rocannon não podia ser uma excepção. É a história de um pacífico planeta, povoado por humanóides de pele escura e cabelos dourados, em que o antropólogo Rocannon trabalha calmamente - até que o planeta é invadido por forças com uma tecnologia superior, que os nativos de modo algum podem igualar. O único factor que os invasores não tomaram em conta é a presença de Rocannon. Reunindo os nativos, ele consegue voltar o poder do inimigo contra as suas próprias forças, provando que a tecnologia da guerra nada pode contra a coragem e o amor pela liberdade.

Opinião:
Tendo em conta o tamanho do livro esta opinião traduz-se mais numa mini-opinião do que outra coisa. Sinceramente não há muito a dizer acerca do livro, temos o herói e a sua companhia de amigos que vão em busca dos maus para os derrotar, sendo que estão em desvantagem pois são poucos e as suas armas rudimentares ao contrário da situação em que os seus inimigos se encontram. Sim, esta história é um completo cliché, mas a maneira como a autora a conta torna-a única. Não há cá passagens onde a autora enrola e ao longo de todo o livro há aquela sensação de tragédia, o que agrada ao leitor. Houve pequenos pormenores que acho que poderiam ter sido melhor fundamentados, mas no geral é uma história agradável e que se lê rapidamente. Há quem fale um pouco mal das traduções da Argonauta, mas não a achei pior do que muitas traduções e revisões que tenho visto ultimamente. Mais um livro de Le Guin que recomendo sem reservas.

5 comentários:

  1. Olá,

    Acho que tenho o livro ai por ler e pelo que percebi vale a pena muito bem :D

    Bjs e aproveita o fim de semana para ler muito ehhe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se for Le Guin vale sempre a pena ;)

      Eliminar
    2. Eu estou querendo começar a Novel Ciclo de Hainish, mas todo mundo só fala de A mão esquerda da escuridão, que inclusive vai virar série. A saga é contínua ou dá pra ler direto A mão esquerda da escuridão? Pq não consigo encontrar o primeiro livro de jeito nenhum.

      Eliminar
    3. Olá!
      Dá para ler pela ordem que se quiser visto não existir propriamente uma continuidade. Esse também foi o primeiro livro que li =)

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar