quarta-feira, 23 de abril de 2014

Opinião - Cultos Inomináveis

Ficha Técnica:
Autor: Robert E. Howard
Páginas: 256
Editor: Saída de Emergência
ISBN: 9789896376222
Tradutor: Susana Clara, José Manuel Lopes, Luís Lamancha e Ana Margarida Canelas

Sinopse:
Os contos lovecraftianos de Robert E. Howard são aqui apresentados numa coletânea onde dominam criaturas que habitam os cantos mais recônditos e negros da Terra, criaturas inomináveis saídas da imaginação de um autor que foi também uma grande influência nos principais mestres de horror. Entre nas ruelas e mansões sombrias de Robert E. Howard e mergulhe na loucura de Chtulhu. Se tiver coragem.

Opinião:
A primeira experiência que tive com este autor foi ao ler os contos do Conan, depois veio o Solomon Kane, e quando soube que a SdE ía publicar este livro de contos do autor sabia que tinha que o ler. É verdade que o tipo de história destes contos não tem nada a ver com aquilo que li até agora do autor, mas senti uma imensa curiosidade sobre este livro após ter lido a sinopse.

Antes de mais não posso deixar de referir a capa. Sei que à primeira vista não parece nada de especial, mas é. Adorei os pequenos detalhes das imagens e achei que estas estavam perfeitamente adequadas ao tom do livro e das histórias. Perdi imenso tempo a observar cada uma e a deliciar-me.

Houve muita coisa que sinto que perdi ao ler os contos. Isto por causa das inúmeras referências que são feitas ao mito de Chtulhu, criado por Lovecraft. Antes, durante e após a leitura do livro dei por mim por diversas vezes a ler referências na internet para melhor conseguir perceber as referências feitas e onde é que encaixava cada história. Além disso senti também a necessidade de conhecer mais profundamente os personagens criados pelo autor. Ficou uma imensa vontade de vir a ler Lovecraft.

Posso dizer de boca cheia que estes contos são os que mais gostei do autor. Sem sombra de dúvida senti-me agarrada desde o primeiro até ao último. O ambiente negro criado pelo autor, a maneira como nos apresenta os mistérios, as situações, os terrores que estão escondidos por esse mundo fora desde tempos imemoriais é simplesmente brilhante e cativante. Não vou falar de cada conto individualmente, não vale a pena. Cada um deles me encantou da mesma maneira e me deixou completamente rendida. Gostei de ver as ligações entre vários deles, e senti-me completamente fascinada por conseguir identificar o mesmo conjunto de seres na sua maioria. Seres esses saídos dos nossos piores pesadelos. O facto de na história os humanos serem seres bastante susceptíveis e sem capacidade para se defenderem (no geral) do mal do mundo está incrivelmente bem explorada. Houve contudo alguns contos que transmitiram um pouco de esperança na humanidade e na sua capacidade para superar determinados desafios.

Após ler este livro só posso dizer que ele merece ser lido. Imediatamente. Do que é que estão à espera?

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário