sexta-feira, 25 de abril de 2014

Opinião - Tríptico

Ficha Técnica:
Autor: Karin Slaughter
Título Original: Triptych
Páginas: 448
Editor: TopSeller
ISBN: 9789898626288
Tradutor: Pedro Garcia Rosado

Sinopse:
Três pessoas com segredos perturbadores.
Um assassino sem nada a perder.
Quando Michael Ormewood, detetive da Polícia de Atlanta, é chamado à cena de um homicídio num bairro social, depara-se com uma das mortes mais brutais de toda a sua carreira: o corpo de Aleesha Monroe jaz nas escadas de um prédio, numa poça formada pelo seu próprio sangue e horrivelmente mutilado.

Enquanto incidente isolado, este já seria um crime chocante. Mas quando se torna evidente que é apenas o mais recente de uma série de ataques violentos, o Georgia Bureau of Investigation é chamado a intervir — e Michael vê-se obrigado a trabalhar com o agente especial Will Trent, com quem antipatiza de imediato.

Vinte e quatro horas mais tarde, a violência a que Michael assiste todos os dias explode nas traseiras da sua própria casa. Percebe-se, então, que talvez o mistério da morte de Aleesha Monroe esteja indissoluvelmente ligado a um passado que se recusa a ficar esquecido…

Opinião:
Ao ler esta sinopse nada nos prepara para aquilo que vamos encontrar.

A sensação com que ficamos é que a história tem como personagem central o detective Michael Ormewood, na verdade, nada poderia ser mais incorrecto e ao mesmo tempo correcto. A verdade é que inicialmente a história nos começa a ser contada do ponto de vista deste detective, mas cedo nos apercebemos que não é ele que irá fazer a ligação para as próximas histórias que aí hão-de vir. Ao longo do livro vamos conhecendo a história de John, de Will e de Angie. Cada um deles extremamente marcados pelos acontecimentos da sua infância e adolescência.

Além de uma caracterização muito real das suas personagens a autora consegue mergulhar-nos completamente num estado de receio e incerteza. Esta incerteza deve-se ao facto de não conseguirmos perceber qual a natureza real de cada personagem, de há medida que nos vai sendo apresentado o ponto de vista dos diferentes intervenientes todas as conclusões que retiramos começam a ser alteradas e deixamos de conseguir perceber o que é real e o que não é. Para mim este é sem dúvida o maior trunfo da autora.

A partir de uma certa parte da narrativa é fácil de perceber quem é o assassino e como é que tudo vai terminar, e a partir dessa altura senti que a autora estava a enrolar um pouco a história. Achei que poderia ter optado por um percurso mais directo a partir de determinada altura. De qualquer modo esses momentos finais acabaram por se mostrar importantes na medida em que são essenciais para conseguirmos perceber o assassino e o nojo e a aversão que sentíamos por ele ficar ainda mais enraizada em nós. E sem dúvida que a autora consegue que nos sintamos completamente repugnados com o que está a acontecer.

Além de toda a componente policial e thriller presente no livro, podemos ainda discernir uma vertente mais "humana", em que muitas vemos os personagens a lidar com as consequências dos seus actos, bem como a analisar o modo como levam a sua vida e como é que acontecimentos passados interferem com as suas atitudes na actualidade. Gostei de ver este luta das personagens, a tentativa de dominarem os seus demónios.

Recomendo. Irei aguardar para o próximo, tanto para ver no que os personagens se vão meter a seguir, mas também para ficar a conhecer mais dos seus passados.

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário