quarta-feira, 2 de abril de 2014

Opinião - Divergent

Ficha Técnica:
Autor: Veronica Roth
Páginas: 501 (Kindle Edition)
Editor: Katherine Tegen Books
ASIN: B004CFA9RS

Sinopse:
In Beatrice Prior's dystopian Chicago world, society is divided into five factions, each dedicated to the cultivation of a particular virtue--Candor (the honest), Abnegation (the selfless), Dauntless (the brave), Amity (the peaceful), and Erudite (the intelligent). On an appointed day of every year, all sixteen-year-olds must select the faction to which they will devote the rest of their lives. For Beatrice, the decision is between staying with her family and being who she really is--she can't have both. So she makes a choice that surprises everyone, including herself.

During the highly competitive initiation that follows, Beatrice renames herself Tris and struggles alongside her fellow initiates to live out the choice they have made. Together they must undergo extreme physical tests of endurance and intense psychological simulations, some with devastating consequences. As initiation transforms them all, Tris must determine who her friends really are--and where, exactly, a romance with a sometimes fascinating, sometimes exasperating boy fits into the life she's chosen. But Tris also has a secret, one she's kept hidden from everyone because she's been warned it can mean death. And as she discovers unrest and growing conflict that threaten to unravel her seemingly perfect society, Tris also learns that her secret might help her save the ones she loves . . . or it might destroy her.
 
Opinião:
Da próxima vez que houver histerismo acerca e determinado livro lembrem-me de tapar os ouvidos e falar bem alto para não ouvir nada daquilo que me dizem. Depois de andar a adiar a leitura imenso tempo,e porque o filme está a sair, decidi ler o raio do livro sobre o qual tanta gente andava a falar. Deixem-me só acrescentar uma coisa, nunca mais volto a ver o trailer de um filme baseado num livro sem primeiro ter lido o raio do livro. Mais à frente já explico porquê.

Acerca do mundo distópico que a autora nos apresenta posso dizer que gostei dele. Gostei da ideia das facções, dos desafios que cada iniciado tem que ultrapassar de modo a poder fazer parte da sua nova facção e do que acontece a quem não se consegue integrar. Não digo que concordo, com o que lhes acontece, mas consigo perceber onde a autora quis chegar e ajuda-nos a fazer perceber uma das mensagens que ela quer fazer passar, que é o facto de que o ser humano tem a necessidade de viver em grupo, de formar comunidades. No entanto existem pessoas neste mundo que não são capazes de integrar em nenhuma das facções apresentadas e esses são chamados divergentes. E é aqui que o trailer entra. Depois de o ver tinha ficado com uma ideia do que era ser divergente, e afinal essa ideia está quase completamente errada. E isso deixou-me irritada durante toda a leitura do livro, não gosto de me sentir enganada. Eu sei que a autora não tem culpa do que os cineastas decidem fazer com a sua história, mas a verdade é que foi algo que me afectou.

Passando aos personagens principais. Detesto ser desmancha prazeres, mas não consegui gostar da Tris. A autora tenta pintá-la como uma pessoa altruísta, mas as atitudes dela não me mostram alguém altruísta. Cada vez que a Tris tinha este tipo de atitudes a vibe que eu recebia da personagem era de egocentrismo, de vontade de mostrar que é melhor, de se exibir. Peço desculpa, mas não consegui engolir a ideia que a autora nos tenta transmitir porque as atitudes da personagem não se adequam. ao início até posso dizer que gostava da Tris, mas desde que ela se torna iniciada dauntless começa a mudar, e na minha opinião não é para melhor. Não é que não ache que não seja importante tomar-mos atitudes e mostrar-mos que ninguém nos espezinha, mas a maneira como a Tris o faz deu-me vontade de lhe dar dois pares de estalos. Houve alturas em que ela quase me assustou com os pensamentos que tem acerca de determinadas personagens e acontecimentos.

Quanto ao Four, consegui gostar um pouco mais dele, mas a verdade é que acabamos por ver muito pouco dele, ao fim e ao cabo ele passa muito pouco tempo com a Tris, mas do pouco que vi até gostei dele. No entanto achei todo o afecto que ele tem por ela algo forçado. A atracção dela por ele eu consigo perceber, mas o contrário não. Provavelmente se tiver oportunidade de ler algo do ponto de vista do Four consiga perceber o que ele vê na Tris e o porquê da sua atracção por ela. Quanto aos antagonistas, não houve nenhum que me fizesse realmente ter medo, ou que a autora me tenha feito detestar ao longo da leitura, o que acho que não é muito positivo. Quanto aos personagens secundário, gostei principalmente da mãe da Tris, fiquei surpreendida com os segredos que guarda e daquilo que é capaz. Esta personagem trouxe-me sorrisos por diversas vezes.

Nem tudo é mau, a verdade é que o livro se lê rapidamente. Quando damos por isso já estamos quase a chegar ao fim. No entanto quando terminei a sensação com que fiquei foi de insatisfação e tristeza, pois tinha expectativas tão altas que acabaram por não ser atingidas. Creio que o que menos me fez apreciar a história foi o facto de não me consegui fazer gostar muito da Tris. Pode ser que nos próximos volumes esta situação venha a mudar.

Sem comentários:

Enviar um comentário