quarta-feira, 7 de maio de 2014

Opinião - O Atentado

Ficha Técnica:
Autor: David Baldacci
Título Original: The Hit
Páginas: 436
Editor: Clube do Autor
ISBN: 9789897241277
Tradutor: Maria João Lourenço

Sinopse:
O Médio Oriente encontra-se a ferro e fogo e a Síria é um barril de pólvora. Neste cenário explosivo, um aliado das forças da Al-Qaeda ameaça os mais poderosos líderes e é preciso detê-lo a todo o custo.

Will Robie é um mestre na arte de eliminar os piores inimigos do mundo. Informado do próximo alvo, o assassino a soldo vê-se confrontado com a missão mais difícil de sempre. Robie é encarregado de matar uma "companheira de armas", depois de surgirem provas que apontam para que Jessica Reel, assassina de profissão como ele, terá mudado de campo.

A missão de Robie consiste em apanhar Jessica Reel, morta ou viva. No entanto, Robie não tarda a dar-se conta de que a situação vai além da mera traição. com efeito, por detrás do ataque de Reel esconde-se uma ameaça muito maior, que poderá provocar ondas de choque susceptíveis de atingir o mundo inteiro.

Opinião:
Uma vez mais o autor conseguiu deixar-me agarrada desde o início até ao fim do livro. Uma vez mais vamos encontrar Robie a tomar decisões por si próprio e a ir contra tudo aquilo em que acreditava. Se há algo que gosto bastante no personagem é a sua maneira de ver as coisas preto no branco, do seu pensamento lógico que o leva a chegar a conclusões e concretizar objectivos que para outra pessoa seriam impraticáveis. O modo como ele gere as situações e vai obtendo respostas faz com que o leitor se sinta completamente agarrado ao livro.

No entanto não é só este personagem que é brilhante. Reel é só por si bastante impressionante e ela e Robie fazem uma dupla impressionante. Ambos são muito parecidos, mas ao mesmo tempo tem particularidades que os definem como indivíduos muito próprias e independentes. Outro personagem do qual gostei bastante foi do Homem Azul. Nesta história ele tem um papel mais proeminente na medida em que está mais dentro dos acontecimentos. Além disso muitas vezes toma o partido de Robie ajudando-o e guiando-o em diversas situações que poderiam vir a tornar-se complicadas sem a sua ajuda. É interessante ver como o Homem Azul confia plenamente no sentido de justiça de Robie, afinal ele é um assassino. Um atirador altamente treinado cujo único objectivo é cumprir ordens.

Foi agradável ver novamente Julia. Gostei de ver como ela continua perspicaz e extremamente inteligente. Gostava que um dia o Robie precisasse dela para resolver um caso. Não como aconteceu no primeiro livro, mas mais num determinado ponto da sua missão precisasse de que alguém o ajudasse a juntar as peças. Houve um outro personagem do qual não gostei, o director do centro de operações para o qual Robie trabalha. O homem é intratável e acredito que ainda vá tentar que Robie e Reel sejam mortos pois prefere que assim seja do que ter a sua agência difamada. Este homem não consegue ver que anda a pisar um ninho de vespas. Enfim...

Ainda relativamente ao Robie, gostei de o ficar a conhecer ligeiramente melhor, apesar de pouco. O autora dá-nos muito pouco acerca deste personagem cheio de facetas. Penso que no entanto ele se esteja a tornar mais humano, o que em vez de o tornar mais fraco o dota de uma maior capacidade para tomar decisões correctas mesmo que isso possa trazer-lhe problemas.

Um livro recheado de acção do início ao fim. Um livro que merece ser lido.

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário