segunda-feira, 19 de maio de 2014

Opinião - O Restaurante no Fim do Universo

Ficha Técnica:
Autor: Douglas Adams
Título Original: The Restaurant at the End of the Universe
Páginas: 224
Editor: Saída de Emergência
ISBN: 9789728839796
Tradutor: Renato Carreira

Sinopse:
"A primeira tentação para o leitor mais desprevenido que se cruze com “O Restaurante no Fim do Universo”, julgando tratar-se de um apetitoso livro de culinária pejado de receitas do outro mundo, será entrar em pânico [...]

Eu compreendo: é provável que nunca antes ou depois deste livro, o caro leitor se tenha cruzado com tal torrente de ideias, conceitos, lições de vida e piadas, concentrada em tão poucas páginas. Um começo, para evitar grandes ataques de stress, será ler o primeiro volume desta trilogia em cinco livros: “À Boleia Pela Galáxia”.

Mas mesmo assim, não ficará livre de uma valente overdose de ideias brilhantes, quando exposto a “O Restaurante no Fim do Universo”, o livro que o seu autor, Douglas Adams, considerava o mais conseguido de toda a saga. A média de estrondosas ideias por página é, em qualquer livro de Adams, avassaladora... mas este bate todos os recordes.” Excerto da Introdução, por Nuno Markl

Opinião:
O que posso eu acrescentar nesta opinião que não tenha dito na anterior? Basicamente nada. É difícil desde já falar sobre do que trata a história, ao fim e ao cabo esta não é uma história normal com princípio meio e fim. Os personagens na maior parte das vezes não têm objectivos definidos e deixam-se ir simplesmente consoante aquilo que lhes vai acontecendo.

Todos os personagens que nos são apresentados continuam iguais a si mesmos. Cada um foi capaz de me encantar sobre maneira ao longo da narrativa com os seus contributos, sejam eles pensamentos profundos ou conclusões disparatadas. Pois a verdade é que tudo aquilo que o autor introduz na narrativa tem um motivo de ser. Todas as questões que o autor aborda são interessantes e ele fá-lo com grande mestria, de uma forma irónica que nos leva a ponderar acerca das diversas situações, mas sem que elas nos "perturbem" a narrativa interessante e nos deixem com um humor mais soturno. 

Sem sombra de dúvidas que a minha parte preferida é quando conhecemos o homem que governa o Universo. O diálogo entre este e o Zaphod é completamente absurdo. Ao mesmo tempo é algo digno de ser lido, que faz todo o sentido e nos faz pensar acerca do que é a realidade e do modo como a percebemos.

A única coisa que posso dizer é que este livro merece ser lido. Por todo o seu conteúdo ele é simplesmente algo único. Ver o modo como o autor entrelaça determinados acontecimentos, alguns com ligação para o livro anterior, é algo digno de ser lido. Só posso dizer que tenho muita pena que os restantes livros não tenham sido publicados em Portugal. Este autor merecia mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário