sábado, 7 de junho de 2014

Opinião - Promised

Ficha Técnica:
Autor: Caragh M. O'Brien
Páginas: 304 (Kindle Edition)
Editor: Simon & Schuster UK
ASIN: B00ADN07RU

Sinopse:
After defying the ruthless Enclave, surviving the wasteland and over-throwing the tyranical leader of Sylum, Gaia Stone now faces her greatest challenge yet - to lead the people of Sylum back to the Enclave and persuade the Protectorat to grant them refuge. With Leon finally by her side, Gaia is hopeful that she can settle her people and finally start the life with him that she's always wanted. But in Gaia's absence, the Enclave has become even more ruthless, picking girls from outside the wall to serve in an experimental baby factory. Babies with the right genes are now a priceless commodity with the potential to reshape life inside the wall and redifine humanity. And when it becomes clear that her genes are exactly what the Enclave needs, Gaia is appalled by the lengths they will go to...

Opinião:
Neste último livro da autora assistimos ao regresso de Gaia ao Enclave e os acontecimentos que esta chegada desencadeia.

Finalmente posso dizer que consegui ler um livro desta autora do início ao fim sem sentir aquela estranheza, aquela sensação de que falta algo, mas sem sabermos muito bem explicar o quê. Só por isso o livro já ganha pontos. Outro aspecto em que o livro ganha pontos é sobre o novo tópico apresentado, as ditas "barrigas de aluguer". Estas barrigas de aluguer são escolhidas a dedo, pois têm determinadas características importantes para que a questão da hemofilia possa ser ultrapassada. No entanto esta é uma solução a curto prazo e que está disponível apenas para a elite. A decisão de o Protectorat preferir esta solução e ignorar a mais óbvia, que seria deixar as pessoas da Nova Sylum casarem com as pessoas de dentro da muralha e posta logo de parte. Além disso para um homem que é tão inteligente e afins vai tomar a decisão de se estar a meter com uma data de gente que é mais que as mães e que é bem capaz de o derrotar se assim o quiserem é simplesmente ridículo.

Acaba por ser um gume de duas faces, é interessante o tópico que a autora introduz, mas ao mesmo a autora não o soube trabalhar e leva a que consequentemente os personagens tomem decisões estúpidas baseadas nesta nova situação. Outro assunto que também deixa qualquer leitor frustrado são as atitudes da Gaia ao voltar ao Enclave. Por favor, a rapariga farta-se de se revoltar em Sylum, desafia a matriarca e põe, literalmente, o pescoço no cepo por aquilo em que acredita, mas assim que chega ao Enclave comete erro atrás de erro e parece um ratinho assustado. Parece que a personagem cresceu para depois voltar à estaca zero. É desconcertante e tira bastante prazer à leitura ver alguém que se tinha tornado tão forte tornar-se tão fraco sem qualquer tipo de explicação.

A parte final foi um pouco drástica, e gostava que a autora tivesse concluído a história de um modo algo mais satisfatório. Acho que a história merecia um Epílogo em que víssemos como é que as coisas tinham ficado e como é que as coisas se resolveram para a Gaia depois do que lhe foi feito.

É de qualquer modo uma leitura agradável, e quase não damos pelo virar das páginas a não ser quando chegamos ao final do livro. No entanto existem também leituras melhores, olhando para trás vejo que se não viesse a ler esta série não perderia grande coisa.

Sem comentários:

Enviar um comentário