terça-feira, 10 de junho de 2014

Opinião - Se Disser que Te Amo Vou Ter de Te Matar

Ficha Técnica:
Autor: Ally Carter
Título Original: I'd Tell You I Love You, But Then I'd Have to Kill You
Páginas: 304
Editor: Booksmile
ISBN: 9789897072222
Tradutor: Rita Figueiredo

Sinopse:
O Colégio Gallagher (para Raparigas Excecionais) parece à primeira vista uma escola típica, onde as adolescentes se preocupam em combinar a cor da mala com o top que vão usar, e suspiram quando um professor giro lhes sorri.

Isso até é verdade, mas o que o comum dos mortais desconhece é que nas suas malas levam câmaras ocultas e o tal professor giro dá aulas de Preparação para Missões Secretas. O Colégio garante que forma os maiores génios do país? mas na realidade é a melhor e mais conceituada escola de espias e agentes secretas.

Cammie Morgan (ou Camaleão, como gostam de lhe chamar) é uma das miúdas de Gallagher. Passou para o segundo ano do curso e pode dizer-se que é uma ótima aluna: é fluente em catorze línguas e capaz de matar um inimigo de sete maneiras diferentes (uma das quais apenas com esparguete cru).

Mas ela é também uma adolescente. E no momento em que conhece um rapaz da cidade, que nunca poderá saber quem ela é na realidade, percebe que há questões para as quais o Colégio não a preparou.

Cammie está prestes a enfrentar a missão mais perigosa de sempre: apaixonar-se! Será que está preparada?

Opinião:
Gostei muito da premissa deste livro. A ideia de uma escola para espiões adolescentes não é nova, mas a maneira como a autora dá vida à história está muito bem conseguida.

A história é bastante simples, mas tem encanto e cativa bastante o leitor. É uma história que funciona bastante bem tanto para adultos como para jovens, desde que se vá com o estado de espírito correcto para a leitura. A premissa é bastante simples, mas é isso que lhe dá o seu encanto. Adorei ver como espias altamente treinadas para tudo e mais alguma coisa se sentem especialmente atordoadas em situações normais do dia a dia. Em como um simples rapaz ou uma simples ida às compras pode ser a coisa mais complicada de se fazer. Afinal, apesar de saberem falar 14 línguas nenhuma delas inclui saber falar rapaz! Toda esta situação até poderia ser aborrecida e deixar o leitor exasperado com tamanha estupidez, mas a verdade é que a autora faz a premissa resultar e dá ao leitor motivos para rir e para se identificar com as diferentes personagens. No entanto associados aos momentos de hilaridade também existem momentos reflexivos e de tristeza, o que dá dimensão ao livro.

Gostei das personagens que nos são apresentadas, cada uma com características muito especiais, e com habilidades muito próprias, quando se juntam fazem uma equipa imparável capaz de derrotar qualquer inimigo ou problema que se lhes apresente. Uma das personagens que mais gostei foi a Macey, a rapariga é terrível, mas no fundo tem bom coração e quer simplesmente sentir-se integrada. Mas gostei do modo como ela se foi integrando no grupo e como foi ganhando a confiança das miúdas a partir de um simples "negócio" que estas fazem. Quanto à personagem principal, percebe-se que é alguém que já passou por algumas situações complicadas e que apesar de ter a certeza de que quer ser espia e que esse é o seu legado, às vezes sente a falta de um pouco de normalidade.

O modo como a autora escreve o livro, em jeito de relatório apresentado pela Cammie é inteligente, mas muitas vezes faz com que esta deixe o seus sentimentos de parte, sendo que por vezes é difícil perceber quais são realmente os sentimentos da personagem além daquilo que a autora nos diz. Sendo que partes essenciais e onde a carga sentimental poderá ser maior a parte de "relatório" aparece ainda de forma mais rígida. Isto é um pouco suspeito e segundo o que já andei a cuscar (sinopse do próximo livro), parece que as coisas se vão começar a tornar mais complexas do que aquilo que parecem.

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário