quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Opinião - Anjos Rebeldes

Ficha Técnica:
Autor: Libba Bray
Título Original: Rebel Angels
Páginas: 480
Editor: Asa
ISBN: 9789892327624
Tradutor: ?

Sinopse:
Ah, o Natal! Gemma Doyle está desejosa das férias fora da Academia Spence, de passar o tempo com as amigas na cidade, de ir a bailes elegantes e, numa nota sombria, de cuidar do pai doente. Quando se prepara para entrar no Ano Novo de 1896, um jovem bonito, Lorde Denby, parece estar interessado em conquistar Gemma. No entanto, no meio das distrações de Londres, as visões de Gemma intensificam-se - visões de três raparigas vestidas de branco, a quem algo terrível aconteceu, algo que só os reinos podem explicar...

A atração é forte, e em pouco tempo, Gemma, Felicity e Ann estão a transformar flores em borboletas no mundo encantado dos reinos a que só Gemma pode levá-las. Para grande alegria delas, a sua querida Pippa também está lá, ansiosa por completar o círculo de amizade.

Mas nem tudo está bem nos reinos - ou fora dele. O misterioso Kartik reapareceu, dizendo a Gemma que ela deve encontrar o Templo e vincular a magia, ou algo terrível irá acontecer-lhe. Gemma está disposta a fazer-lhe a vontade, apesar dos perigos que isso acarreta, pois isso significa que irá encontrar-se com a maior amiga da sua mãe - e agora sua inimiga, Circe. Até Circe ser destruída, Gemma não pode viver o seu destino. Mas encontrar Circe revela-se uma tarefa muito perigosa.


Opinião:
Libba Bray é daqueles autores que eu adorava adorar, mas que não consigo. Porquê, perguntam vocês. Pois, não sei dizer muito bem. Simplesmente a escrita da autora não me consegue cativar e os personagens parecem-me sempre tão meh...

Falando agora de uma forma mais concreta, este é o segundo livro da série Gemma Doyle, lançado bastante tempo após o primeiro. O que de certa foram é algo irritante pois já não me lembrava de grande coisa do primeiro, apenas tinha uma vaga sensação de não ter achado o livro nada de especial. Aqui vamos encontrar as três amigas (Gemma, Felicity e Ann) após a morte de Pippa e perto da época natalícia. Assim sendo a maior parte do livro passa-se fora de Spence, o que contribui para que fiquemos a conhecer melhor não só a época e os costumes em que a acção se passa, mas ainda para ficarmos com um conhecimento mais aprofundado sobre as relações interfamiliares das personagens, levando a que seja fácil de perceber algumas das atitudes que cada uma tem.

Por um lado a autora fez-me gostar um pouco mais da sua história através das questões apresentadas, pelo ritmo imprimido à narrativa e pela acção desenvolvida. Gostei do modo como a autora vai intercalando momentos de acalmia em que desenvolve as personagens e as suas relações com momentos cheios de acção e descobertas. Houve algumas revelações que achei um pouco óbvias a partir de um certo momentos e houve outras das quais não estava à espera.

No entanto há coisas que continuam a não me convencer. Há alturas em que a escrita da autora não me cativa e me deixa algo aborrecida. Mas o pior é sem dúvida as personagens, se há alturas em que eu até começo a gostar da Felicity e da Ann logo a seguir a autora consegue com que eu tenha apenas vontade de lhes torcer o pipo. Juro que há alturas em que eu não consigo perceber como é que a Gemma atura as amigas. A Felicity é super mimada e não pensa nas consequências. Só quer é exibir-se e magoar a sua mãe. Já a Ann não tem auto-estima nenhuma, está sempre a fazer-se de inferior aos olhos de quem a vê, em vez de mostrar que é uma pessoa com valor. Já a Gemma nota-se que está algo mais madura e que se preocupa com o que poderá acontecer,, no entanto acaba por ser um pouco influenciada e perder-se um pouco do seu caminho por causa das suas amigas que são um pouco mais acriançadas.

Este é um livro do qual gostei um pouco mais que do anterior, mas mesmo assim não me deixou fã da autora. De qualquer modo vou ler o último livro porque pode ser que ainda me surpreenda.

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário