terça-feira, 19 de agosto de 2014

Opinião - O Teorema Katherine

Ficha Técnica:
Autor: John Green
Título Original: An Abudance of Katherines
Páginas: 272
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789892326337
Tradutor: Margarida Malcato

Sinopse:
Dezanove foram as vezes que Colin se apaixonou.
Das dezanove vezes a rapariga chamava-se Katherine.
Não Katie ou Kat, Kittie ou Cathy, e especialmente não Catherine, mas KATHERINE.
E das dezanove vezes, levou com os pés.

Desde que tinha idade suficiente para se sentir atraído por uma rapariga, Colin, ex-menino prodígio, talvez génio matemático, talvez não, doido por anagramas, saiu com dezanove Katherines. E todas o deixaram. Então ele decide inventar um teorema que prevê o resultado de qualquer relacionamento amoroso. E evitar, se possível, ter o coração novamente destroçado. Tudo isso no curso de um verão glorioso passado com o seu amigo Hassan a descobrir novos lugares, pessoas estranhas de todas as idades e raparigas especiais que têm a grande vantagem de não se chamarem Katherine.


Opinião:
Depois de ter lido A Culpa é das Estrelas tinha imenso receio de ler este livro, pois já tinha ouvido imensa gente dizer que estava num patamar bastante a baixo ou que não tinha gostado do mesmo. A única coisa que posso dizer é que este livro foi uma agradável supresa.

O protagonista é bastante peculiar, bem como o seu melhor amigo. E toda a ideia do Teorema está bastante bem desenvolvida levando a que o livro não se torne maçador com as descrições matemáticas que vão sendo apresentadas.

Uma vez mais John Green apresenta-nos um livro sobre o que é ser adolescente e enfrentar desafios, mas ao mesmo tempo apresenta-nos também situações e sensações que enquanto adultos ainda sentimos. O principal impulsionador do teorema é sem dúvida o facto de todas as Katherines o deixarem, mas ao mesmo tempo este teorema vem também da necessidade de Colin se querer sentir especial, se querer deixar uma marca no mundo. Além disso toda a gente sempre lhe disse que ele era um prodígio, mas ser um prodígio não é ser um génio, e os prodígios não deixam a sua marca no mundo. Tal como todos nós Colin quer sentir que é especial e que no futuro vai deixar uma marca no mundo que não será esquecida.

É interessante ver também como o autor aborda a capacidade da memória e o facto de o tempo alterar as nossas percepções. De como às vezes acreditamos tanto em algo que ele transforma-se numa memória apesar de as coisas não terem acontecido assim. Às vezes focamo-nos tanto nas coisas que de mal nos acontecem que esquecemos ou alteramos as memórias das coisas boas.

Adorei o melhor amigo do Colin. Este é alguém que puxa pelo amigo para a normalidade, mas que no entanto o apoia. Na maior parte das vezes o discurso dele é cheio de formas depreciativas, mas nota-se que ele realmente gosta do amigo e se preocupa com ele.

Além disso adorei a linguagem. Cada vez que lia um fugging ou um fugger não conseguia fazer mais nada a não ser sorrir. Além disso estas expressões estão tão bem enquadradas na narrativa que eu não consigo imaginar-me vê-las substituídas por outra palavra qualquer.

O Teorema Katherine é sem dúvidas um livro que é muito mais do que aquilo que aparenta. Recomendo vivamente.

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário