sábado, 16 de agosto de 2014

Opinião - Frankenstein

Ficha Técnica:
Autor: Mary Shelley
Título Original: Frankenstein
Páginas: 238
Editor: Leya
ISBN: 9789896530198
Tradutor: João Costa

Sinopse:
Frankenstein conta a história de Victor Frankenstein, um jovem estudante, que a partir de corpos de seres humanos que obtinha em cemitérios e hospitais consegue dar vida a um monstro que se revolta contra a sua triste condição e persegue o seu criador até à morte.

Frankenstein foi adaptado inúmeras vezes ao cinema, mas a mais memorável imagem do monstro foi encarnada pelo actor Boris Karloff, em 1931, fazendo ainda hoje parte da cultura popular.


Opinião:
Como leitora compulsiva que sou sinto-me algo envergonhada em admitir que a nível de clássicos tenho uma grande lacuna por preencher. Assim sendo este ano decidi começar a colmatar essa falha e Frankenstein foi o escolhido.

Posso dizer que gostei bastante do livro . O modo que a autora utiliza para contar a história é inteligente, castas e cadernos. Gostei de como a autora começa por contar a história de um explorador e daí parte para a história que vai realmente contar. A escrita da autora é também uma mais valia. a maneira como encadeia as ideias e a voz dada aos personagens é simplesmente cativante, prendendo o leitor do início ao fim.

Posso não ter vivido na época em que o livro foi escrito. Mas é perfeitamente possível compreender o porquê de o livro ter causado tanto impacto e ser considerado algo de excepcional. O ambiente pesado e depressivo da história por certo causou impacto nas pessoas daquela época, bem como ainda hoje é capaz de mexer com os sentimentos de um leitor sensível.

Gostei de como a autora introduziu alguns temas na história, como a necessidade que todos temos por companheirismo, ou o quanto os nossos objectivos nos podem cegar para aquilo que está realmente a acontecer.

O ser criado por Frankenstein é assustador, não só pelo seu aspecto, mas também pelas suas acções e pela sua lógica algo distorcida. Lógica essa na qual somos capazes de ver reflectidos muitos dos nossos pensamento e sentimentos.

É definitivamente um livro a ser lido, e um que me arrependo de não ter lido à mais tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário