quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Opinião - Os Inocentes

Ficha Técnica:
Autor: Taylor Stevens
Título Original: The Innocent
Páginas: 352
Editor: Topseller
ISBN: 9789898626448
Tradutor: ?

Sinopse:
Vanessa «Michael» Munroe trabalha com informação. Após fugir a uma infância traumática, a sua aprendizagem e o seu treino permitem-lhe obter todo o tipo de informações, independentemente do cenário ou do país onde se encontre. Por isso, é agora contratada por empresas, instituições ou privados que pagam os seus serviços únicos no mundo.
Destacada para uma missão de alto risco, Vanessa tem de resgatar Hannah, uma rapariga de treze anos, da sua reclusão no seio de uma fanática comunidade religiosa conhecida como «Os Eleitos».
O processo de libertação de Hannah vai resultar em situações complexas e perigosas, mas, com a ajuda do especialista em segurança Miles Bradford, vai também permitir uma nova vida para esta heroína intrigante e com um passado devastador. O lado mais violento e instintivo de Vanessa irá revelar-se em nome da justiça: matar pode não ser necessariamente mau, se houver inocentes envolvidos.

Opinião:
Em Os Inocentes, Taylor Stevens volta a surpreender. Oito meses após o último trabalho as coisas não correm muito bem para a nossa protagonista. A última missão em África afectou a estabilidade emocional de Michael e o facto de estar numa fase de laser também não ajuda a calar os pensamentos e os sonhos que a consomem. Assim sendo não há muito que hesitar quando Logan lhe propõe um trabalho.

O livro tem bastantes pontos fortes, desde a história, ao desenvolvimento do enredo e aos personagens. Relativamente à história esta centra-se numa comunidade religiosa. , comunidade essa com características muito distintas. Ao longo da narrativa a autora vai apresentando ao leitor como é que a comunidade é organizada, como é que é que funciona  e como é que influência a vida das pessoas que nele participam, bem como a vida daqueles que decidiram fugir dele. Isto porque há coisas, acontecimentos que nos perseguem toda a vida. A autora poderia ter explorado um pouco mais tudo o que volve acerca da comunidade, no entanto o pouco que nos mostra acaba por ser suficiente tendo em conta que existem outras situações que nos prendem a atenção.

Nomeadamente a Michael, que nos prende a atenção ao longo de toda a narrativa devido a tudo o que se passa com ela. É fantástico seguir tudo aquilo porque ela passa, os demónios interiores que combate, os seus medos e receios, até finalmente ser capaz de se aceitar por quem e pelo que é.  Acredito que seja complicado para o personagem lidar com o facto de a violência ser algo que se manifesta facilmente em si e que ainda por cima tenha a capacidade de causar danos com essa violência. Principalmente tendo em conta que é uma pessoa com princípios e valores.

A autora imprimiu um bom ritmo à história, não houve um único momento em que sentisse que a história se arrastava. Houve uma altura em que vi que a história estava a terminar e ainda haviam algumas páginas até ao final, nessa altura tive algum receio que a autora fosse enrolar, o que não aconteceu.

Em suma, foi uma leitura bastante agradável e interessante. Recomendo aos amantes do género.

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário