sábado, 31 de janeiro de 2015

Opinião - A Retirada dos Dez Mil

Ficha Técnica:
Autor: Xenophonte
Título Original: Ἀνάβασις
Páginas: 264
Editor: Bertrand Editora
ISBN: 9789722528979
Tradutor: Aquilino Ribeiro

Sinopse:
Este livro é uma raridade, dado que é a única tradução para português do que pode ser considerado como um «antepassado distante» dos romances de cavalaria. De salientar um delicioso prefácio, que vale tanto quanto o livro, de Aquilino Ribeiro; em que explica como é que entrou em contacto com Xenofonte, aquando da sua estadia em Paris, através de um obscuro monsieur Tournier. Quanto ao livro, Xenofonte relata as aventuras e desventuras de uma expedição fracassada à Pérsia. Longe de ser um relato histórico, Xenofonte emerge como um homem encarnado na luta dos seus soldados, experienciando diversas emoções e explanando-as no pergaminho. Antevendo assim, quiçá, uma certa contemporaneidade no actual romance.
Inclui ainda uma introdução de Mário de Carvalho.

Opinião:
A Retirada dos Dez Mil é basicamente um relato detalhado da tentativa de Cyrus em usurpar o trono do irmão e o retorno do seu exército a casa depois da sua morte. É um relato que se baseará em factos reais e no qual o seu autor faz parte dos acontecimentos.

Este é um livro que logo ao início se mostra promissor. Nota-se que é um livro bem escrito, cheio de ideais que vão sendo transmitidos ao leitor durante o desenrolar dos acontecimentos. No entanto não é por ser capaz de admitir que um livro é bom que tenho obrigatoriamente que gostar dele. O livro baseia-se bastante na descrição exaustiva dos acontecimentos e das acções tomadas por cada interveniente. Além disso quando não somos confrontados com descrições exaustivas somos confrontados com diálogos exaustivos em que o personagem mais parece estar a desenvolver um monólogo.

Peço atenção para o facto de que não quero com isto dizer que o livro seja mau ou que esteja mal escrito. Muito pelo contrário. Nota-se que o autor teve cuidado com as palavras que usa e no modo como transcreve para o papel os acontecimentos que tiveram lugar durante aquela fase da sua vida. Saliento apenas estes aspectos da narrativa para mostrar que este não é um livro fácil de ler. Apesar de se poder dizer que é um livro pequeno a verdade é que é um livro que se leva bastante tempo ler, necessitando de se estar com cabeça e disposição para isso.

É um livro que recomendo, mas apenas a quem sabe para o que vai e que esteja com vontade de ler um livro de mais difícil digestão, pois sem essa noção facilmente o livro será posto de lado e o leitor irá perder acesso a uma grande obra.

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário