sábado, 14 de fevereiro de 2015

Opinião - A Hipótese do Mal

Ficha Técnica:
Autor: Donato Carrisi
Título Original: L'ipotesi del male
Páginas: 424
Editor: Porto Editora
ISBN: 9789720046635
Tradutor: Carlos Aboim de Brito

Sinopse:
Procuro-os por todo o lado. Procuro-os sempre.

Todos nós já sentimos, em algum momento, o desejo de desaparecer. De deixar tudo para trás. Para alguns, isso transforma-se numa obsessão que os consome e engole, até que acabam por desaparecer na escuridão. Todos se esquecem deles. Todos, menos Mila Vasquez, investigadora do Gabinete das Pessoas Desaparecidas.

Sem que ninguém o conseguisse prever, indivíduos que se esfumaram no vazio há vários anos regressam com intenções obscuras. Uma série de crimes, sem relação aparente entre si, traz consigo uma descoberta surpreendente: os seus autores são pessoas que se pensava desaparecidas para sempre. Onde estiveram durante tanto tempo? E porque regressaram? Qual o plano maléfico a que obedecem?

Mila percebe que para travar este exército das trevas não lhe bastam os indícios. Tem de dar à escuridão uma forma, um sentido, precisa de formular uma hipótese sólida, convincente, racional…

Opinião:
Uma vez mais gostei bastante do livro escrito por Donato Carrisi. O autor sobre equilibrar bastante bem a vertente de policial e thriller com a vertente mais introspectiva do livro. Desta vez temos direito a uma Mila que se encontra no mesmo ponto em que estava quando a conhecemos inicialmente. De certo modo apática e sem a capacidade de sentir qualquer tipo de emoção relativamente a si própria e aos outros. Esta situação torna-se ainda mais preocupante quando a ajuda de Mila é solicitada para desvendar um caso que está a intrigar sobremaneira as autoridades. Uma série de pessoas que estão dadas como desaparecidas estão subitamente a reaparecer como assassinos.

O autor fez um bom trabalho a enquadrar toda a atmosfera e teve o cuidado de ter a certeza que o leitor percebia o que levava as pessoas a desaparecerem sem deixar qualquer rasto. Apesar de ao início não se perceber bem, dá para compreender que ao fim e ao cabo todas estas pessoas desaparecidas fizeram-no porque não se encontravam satisfeitas com a vida e sentiam-se infelizes. Outros personagens são-nos apresentados, nomeadamente Berish. Este é também um personagem marcado pela vida e de certa forma reservado que ajuda Mila a desvendar todas as mortes e mistérios envolvidos nas mortes que estão a acontecer. Senti alguma contrariedade pelo facto de Berish ter alguns pontos em comum com Goran, um dos personagens do livro anterior. Senti que o autor se aproveitava de uma formula que já funcionou para ter a certeza que deste modo não errava.

A narrativa agarra o leitor do início ao fim através dos vários mistérios e da informação que o autor nos vai transmitindo que nos demonstra possibilidades sem nunca nos fazes assentar numa ideia de tão diversas que são as hipóteses. Além disso a acção é quase constante e nos momentos em que esta não existe o leitor sente-se intrigado pelo raciocínios de Mila e a sua atracção pela escuridão e pelo lado mau das coisas.

Se houve algo que não gostei na narrativa foi o facto de que desde o início que nos é difícil situar no tempo a acção. Fica-se sem se perceber muito bem se a narrativa se passa no passado ou no futuro e quanto tempo antes ou depois dos acontecimentos prévios. Só bastante tempo depois é que conseguimos situar-nos, o que torna a leitura algo frustrante de início. O final foi algo assustador e deixa o leitor de certo modo aterrorizado pelo que aí pode vir. 

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário