sábado, 7 de fevereiro de 2015

Opinião - O Grande Gatsby

Ficha Técnica:
Autor: F. Scott Fitzgerald
Título Original: The Great Gatsby
Páginas: 176
Editor: Presença
ISBN: 9789722313698
Tradutor: José Rodrigues Miguéis

Sinopse:
Considerado a obra-prima de F. Scott Fitzgerald, O Grande Gatsby tornou-se não só um clássico da literatura do século XX, como o retrato mais expressivo da «idade do jazz», em todo o seu esplendor e decadência. Jay Gatsby é o herói que personifica o materialismo obsessivo e o desencanto do pós-Primeira Guerra Mundial. Esta edição de O Grande Gatsby foi traduzida e prefaciada por José Rodrigues Miguéis. Uma nova adaptação cinematográfica deste romance estreia em 2013, produzida e realizada por Baz Luhrmann e com Leonardo di Caprio no papel principal.

Opinião:
 A primeira coisa que tenho a dizer acerca deste livro? Se apanho o sacana do tradutor e do revisor à frente passo-lhes com o carro por cima, várias vezes, até conseguir fazer desaparecer toda a raiva que senti ao ler esta história fantástica. Sim, porque esta é uma história fantástica, um acontecimento fascinante que estas duas pessoas quase conseguiram arruinar. Nem costumo reclamar muito quando encontro uma gralha ou outra nos livros, é normal que passe, mas neste caso é o descalabro. Os erros são mais que muitos, letras trocadas, palavras sem sentido, frase estranhas... tudo contribuiu para que a fluidez da narrativa fosse constantemente quebrada e o encadear da narrativa se perdesse. Até eu fazia um trabalho de revisão muito melhor que isto.

Depois do desabafo permitam-me então falar da história. Esta tem um ambiente quase surreal. As festas, as atitudes, a procura da concretização de um grande sonho sem olhar aos meios. O destroçar destes sonhos e o encontro com a realidade. Tudo isso nos é apresentando rodeado de um ambiente inebriante que cativa o leitor e o puxa para a narrativa. Toda a história transmite uma sensação de desassossego, de movimento, de inevitabilidade. Parece que a todo o momento as sensações estão à flor da pele e que é difícil controlá-las e lidar com elas.

Também os personagens são cativantes, desde o Gatsby, ao Nick e à Jordan. Cada um tem a sua maneira de ser e tentam lidar com a loucura do mundo em que se encontram de formas bastantes diferentes. No entanto o clima de deboche acaba por os afectar a todos e trazer consequências drásticas para alguns deles. O Nick é uma pessoa mais terra à terra e tenta lidar com tudo de uma maneira natural. Vê-se que apesar de tudo ele tem realmente amizade a Gatsby, o que não acontece com os outros personagens. Já Jordan encara o mundo de frente e tenta sempre fazer-se passar por alguém muito confiante. Daisy é uma personagem indecisa, que acaba por não saber o quer quer e acobardar-se quando confrontada com determinados acontecimentos. Acabando esta por ser a sua maior força, o facto de ser uma pessoa sensível acaba por fazer com que os outros se tentem moldar às suas necessidades.

Em suma, é um livro bastante interessante de ser lido e que aconselho vivamente a cada leitor. Mas não na versão portuguesa, com toda a certeza.

Sem comentários:

Enviar um comentário