sábado, 21 de março de 2015

Opinião - A Cidade dos Anjos Caídos

Ficha Técnica:
Autor: Cassandra Clare
Título Original: City of Fallen Angels
Páginas: 312
Editor: Planeta
ISBN: 9789896572464
Tradutor: Irene Daun e Lorena & Nuno Daun e Lorena

Sinopse:
A Guerra Mortal acabou e Clary Fray está de volta a Nova Iorque, entusiasmada com todas as novas possibilidades que se apresentam à sua frente. Está a treinar para ser uma Caçadora de Sombras e poder usar o seu poder único. A mãe vai casar-se com o amor da sua vida. E, mais importante do que tudo o resto, Clary já pode finalmente chamar a Jace seu namorado.

Mas tudo tem o seu preço.

Alguém anda a assassinar Caçadores de Sombras, provocando tensões que podem conduzir a uma segunda guerra sangrenta. O melhor amigo de Clary, Simon, não pode ajudá-la. A mãe dele acabou de descobrir que o filho é um vampiro e, agora, Simon não tem casa onde viver. Para onde quer que se vire, alguém o quer do seu lado, a ele e ao poder da maldição que lhe está a destruir a vida. E eles estão dispostos a fazer o que for preciso para conseguirem aquilo que pretendem. Para agravar as coisas, Simon anda com duas belíssimas e perigosas raparigas – e nenhuma delas sabe da existência da outra.

Opinião:
E pronto. Eu sabia que me devia ter ficado pelos três livros que consistem da trilogia original. Porque raio é que eu fui meter na cabeça que tinha que ler os outros três para ficar com a histórica completa? Estes são daqueles livros que provam que muitas vezes o autor devia ter ficado quieto e os leitores não o deveriam ter incentivado a escrever mais livros sobre os mesmo personagens.

Depois do final fantástico que tivemos no livro anterior, a vida continua a decorrer normalmente (dentro dos possíveis), para cada uma das personagens que já conhecemos. Claro que algo de trágico tinha que acontecer, e claro que tinha que estar ligado a Clary e a Jace, afinal eles são os preferidos dos leitores e os protagonistas principais e super especiais da história. Se a autora tinha mesmo que continuar a escrever neste tempo acho que teria sido mais inteligente criar um novo mal, um novo problema, e que esse problema afectasse os personagens principais mas fosse dirigido a uma outra pessoa do grupo.

Se a história teve alguns pontos interessantes? Sim teve, sempre que o Simon entrava em cena ou sempre que a cena era sobre o Simon a coisa tornava-se interessante. Ver como ele está a lidar com todas as coisas que estão a acontecer consigo, e as novas possibilidades que a sua transformação traz para a sua vida é interessante. Ver como a sua relação com a Isabel se desenvolve e como pode vir a tornar-se algo mais é interessante. Ver os momentos que vão partilhando é ternorento. Ver como o Jace continua a insistir que não é bom o suficiente para Clary e como herdou tudo do seu pai adoptado é extremamente irritante.

Assim sendo vou concerteza continuar a série e ler os dois livros que me faltam porque tenho tendências masoquistas e gosto imenso de perder tempo com coisas que não valem a pena.

Sem comentários:

Enviar um comentário