quarta-feira, 4 de março de 2015

Opinião - Um, Dó, Li, Tá

Ficha Técnica:
Autor: M. J. Arlidge
Título Original: Eeny Meeny
Páginas: 336
Editor: Topseller
ISBN: 9789898626783
Tradutor: Rui Azeredo

Sinopse:
DOIS REFÉNS. UMA BALA. UMA DECISÃO TERRÍVEL. SACRIFICARIA A SUA VIDA PELA DE OUTRA PESSOA?

Uma jovem rapariga surge dos bosques após sobreviver a um rapto aterrador. Cada mórbido pormenor da sua história é verdadeiro, apesar de incrível. Dias mais tarde é descoberta outra vítima que sobreviveu a um rapto semelhante.

As investigações conduzem a um padrão: há alguém a raptar pares de pessoas que depois são encarcerados e confrontados com uma escolha terrível: matar para sobreviver, ou ser morto.

À medida que mais situações vão surgindo, a detetive encarregada deste caso, Helen Grace, percebe que a chave para capturar este monstro imparável está nos sobreviventes. Mas a não ser que descubra rapidamente o assassino, mais inocentes irão morrer?

Um jogo perigoso e mortal num romance de estreia arrebatador e de arrasar os nervos, que lembra filmes como Saw, Enigma Mortal e A Conspiração da Aranha.

Opinião:
Parece que de certa forma está na moda policiais ou thrillers em que o detective ou a detective têm alguns problemas, assim para o algo graves e estranhos. Enquanto que noutros livros, como por exemplo do Donato Carrisi, as consequências do trauma sofrido pela personagem principal são compreensíveis e é fácil ao personagem sentir uma ralação com ela, neste caso achei que as acções que a protagonista pratica em relação ao trauma sofrido não estão bem explicadas ou contextualizadas. Isto leva a que o leitor sinta alguma estranheza e talvez até aversão para com as suas acções.

Ultrapassada esta estranheza inicial é fácil começar a entrar na narrativa. Os acontecimentos são bastante interessantes. Principalmente o modo como o assassino que não é assassino leva a cabo os seus intentos. Gostei de que o autor mostrasse sempre um pouco do que acontece antes de as vítimas serem levadas e terem que enfrentar a escolha de matar ou morrerem. Esta opção fez com que o leitor se senti-se mais próximo dos personagens e sofresse com a sua situação. A opção de o autor abordar o que lhes acontece depois de serem raptados foi uma boa aposta, pois permite ao leitor sentir empatia com os personagens e sentir que o criminoso deve ser apanhado a todo o custo.

Quanto aos personagens, achei alguns interessantes e outros passam algo despercebidos. Sem dúvida que a maior ligação que sentimos é com a detective Helen Grace. Contudo alguns dos seus associados também têm direito ao seu tempo de antena e permitem ao leitor ter uma relação mais estreita com os mesmos. O que é importante no desenrolar da narrativa. O modo como o autor fez a história avançar, transmitindo alguns pedaços de informação juntamente com muita acção, faz com que o leitor avance facilmente na narrativa e não se sinta maçado quanto à mesma.

Há alguns pontos na narrativa que achei bastante semelhantes a outros policiais. Um deles já referi no início, mas há outros, como o facto de a personagem principal se aperceber que até gosta de outra determinada pessoa, mas quando isso acontece já é tarde de mais, ou o facto de que durante a narrativa vão-nos sendo contados determinados acontecimentos que se nota estarem a ocorrer no passado, mas sem se ter muito bem a certeza a quem respeitam. Sou sincera quando digo que a fórmula utilizada pelo autor me lembra bastante Donato Carrisi. Não sei quem é que foi beber a quem, nem se isso realmente aconteceu, mas noto que há muitas semelhanças entre os dois estilos e isso fez-me alguma confusão.

Não posso deixar ainda de referir o final que foi algo estranho. Não estava nada à espera da revelação final e achei que o autor poderia ter criado um vilão mais consistente e intimidador. O desfecho foi muito simples depois de tudo o que acontece ao longo da narrativa.

Independentemente disso, é um livro bastante agradável, fácil de ler e que mantém o leitor agarrado à narrativa praticamente desde o início até ao final.

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário