quarta-feira, 8 de julho de 2015

Opinião - Foretold

Ficha Técnica:
Autor: Carrie Ryan, Richelle Mead, Saundra Mitchell , Matt de la Pena, Diana Peterfreund, Margaret Stohl, Lisa McMann, Laini Taylor, Meg Cabot, Heather Brewer, Simone Elkeles, Kami Garcia, Malinda Lo, Michael Grant
Páginas: 370
Editor: Delacorte Books for Young Readers
ASIN: B007M29VWC

Sinopse:
Have you ever been tempted to look into the future? To challenge predictions? To question fate?

It's human nature to wonder about life's twists and turns. But is the future already written—or do you have the power to alter it?

From fantastical prophecies to predictions of how the future will transpire, Foretold is a collection of stories about our universal fascination with life's unknowns and of what is yet to come as interpreted by 15 of young adult fiction's brightest stars.

Opinião:
E no seguimento da "pancada" por descobrir mais obras de Laini Taylor decidi aventurar-me neste livro de contos que conta também com vários outros autores de que gosto. O tema central desta colectânea é as profecias e como estas podem controlar a vida de uma pessoa. Gostei dos diferentes tipos de premonições que os autores utilizaram. Muitas delas não são propriamente profecias como estamos habituados, mas têm implicações no comportamento dos personagens de qualquer modo. Tenho desde já a dizer que achei a Introdução da Carrie Ryan bastantes interessante. O único conto que não li foi o da Richelle Mead visto que faz parte de uma séria que não leio. À semelhança do já feito para outras antologias irei dar uma pequena opinião acerca de cada um dos contos:

Gentlemen Send Phantoms - Laini Taylor
Simplesmente adorei este conto. A ideia está tão interessante. Chegada uma determinada noite as raparigas solteiras fazem um bolo e dormindo com ele aparece-lhes o fantasma do homem com que irão casar ou que estará interessado nelas. Sendo que quem envia o fantasma é o próprio homem. A personagem principal tem uma personalidade fantástica. Apaixonamo-nos por ela logo ao início da narrativa. O personagem masculino é dotado de uma amabilidade e simplicidade cativantes. Adorei cada bocadinho passado com estes dois personagens e com os acontecimentos que vivem nesta noite tão especial.
 
Burned Bright - Diana Peterfreund


Este é um conto um pouco mais obscuro. Lida com um grupo de pessoas que normalmente consideramos fanáticas. Um culto que tem como profecia o fim do mundo e que apenas os escolhidos terão direito a ser enviados para o céu numa determinada noite. Claro que tudo parece correr conforme planeado até não correr mais. É um bocado assustador ver a transformação final de Bright quando aquilo em que acredita toma proporções que a faz tomar uma atitude algo impensável.
 

The Angriest Man - Lisa McMann

Este conto é curtinho e algo estranho. Há um encadear de ideias e acontecimentos que vão desde o enterro do Angriest Man até ao momento em que alguém é infectado pela sua disposição e o final que essa pessoa acaba por ter. Achei o conto um pouco confuso para o final e que a personagem estava pouco caracterizada. 
Out of the Blue - Meg Cabot
Este é o conto que tem uma vertente mais de comédia. Aqui a suposta "profecia" não é chapa 5, mas está lá e influência os personagens. Pelo menos enquanto se lembram que ela existe. E apesar de se esquecerem dela a verdade é que se vem a tornar realidade. Se bem que não da maneira que se esperaria. Gostei do humor dos diversos personagens e do facto de ser um conto bastante diferente dos restantes. Principalmente quanto ao tom.

One True Love - Malinda Lo
Este foi um conto que poderia ter tudo para funcionar, mas que, para mim, não funcionou por um único motivo. As personagens principais são lésbicas. Atenção, não estou a ser homofóbica nem nada semelhante. Simplesmente o conceito da história lembrou-me bastante o outro livro que já li da autora, Ash. Estava à espera de ter direito a algo um pouco mais diferente. A ideia de o Rei proibir a filha de conhecer homens com medo que o reino fosse destruído para ela acabar por se apaixonar por uma mulher? Enfim, gostei do crescimento da personagem principal, mas a autora não me convenceu com o conteúdo da história.

This Is a Mortal Wound - Michael Grant
Um conto também com um pouco de comédia, mas com um pouco de thriller à mistura. Aqui é-nos apresentado um personagem com uma má atitude e resposta sempre pronta, e uma professora que tem pavor a tudo o que é electrónico e que tem umas características um pouco psicopatas. Gostei de como no final o protagonista se conseguiu safar de "profecia" que lhe tinha sido feita pela professora.

 Misery - Heather Brewer
Gostei da forma como este conto aborda a questão de que muitas vezes por mais que tentemos fugir ao nosso destino a verdade é que quanto mais lutamos contra ele mais influenciamos para que ele seja aquilo que foi previsto. Se bem que o conceito de Misery poderia ter sido melhor explicado e assim ajudar a enriquecer o conto, a verdade é que por si só os acontecimentos levam o leitor a ficar apreensivo e a pensar se realmente temos livre arbítrio ou não.

The Mind Is a Powerful Thing - Matt de La Peña
Uma vez mais aqui o termo profecia adquire um significado menos literal. É mais uma observação efectuada por alguém e que nos faz ficar a matutar. A protagonista deste conto é um pouco obsessiva com desastres e é nisso que o autor pega para que um pensamento assustador possa ser infiltrado na sua mente. Uma vez mais este foi um conto um pouco assustador pelo seu final. É algo um pouco diferente daquilo que esperava do autor, contudo como apenas li outro conto não tenho muito por onde pegar. Deixou-me com curiosidade para ler uma obra maior deste autor.

The Chosen One - Saundra Mitchell
Este conto deixou-me dividida. Se por um lado gostei bastante dos personagens, das suas forças e fraquezas e da demanda empreendida por um deles, por outro irritou-me solenemente o facto de basicamente termos dois climaxes. Acho que me ficava bem só por um. Se eu fosse a autora ter-me-ia ficado pela demanda que vê a profecia concretizada e deixaria de lado a segunda parte que dá relevo ao teor romântico do conto.

Improbable Futures - Kami Garcia

Este é uma vez mais um conto com um teor um pouco mais obscuro. Alguém que trabalha num Circo e que faz de cigana lendo a sina às pessoas. Gostei de ver como as premonições que ela fazia afectavam as diferentes pessoas e de como as coisas acabavam por acontecer sem que ela inicialmente soubesse que tinha essa capacidade. Algo que também me deixou angustiada durante a narrativa foram as insinuações sobre aquilo que o dono do circo lhe fazia. Foi o suficiente para ficar mal disposta. Escusado será dizer que ele teve a premonição que merecia.

Death for the Deathless - Margaret Stohl
Este conto lembra-me um pouco o da Diana Peterfreund. A essência acaba por ser um pouco a mesma. Um conjunto de pessoas que recebe instruções e profecias em como o futuro irá acabar, ou neste caso uma raça, os Deathless. Neste caso o que leva à sua aniquilação é o próprio conhecimento que iriam deixar de existir. Se não tivessem começado a disparatar provavelmente teria corrido tudo bem. Não foi um conto que me tocou particularmente.

Fate - Simone Elkeles
Neste conto temos novamente um conceito diferente de profecia, premonição, o que quer que seja que lhe queiram chamar. Aqui o que condiciona o caminho do protagonista é o facto de ter medo de seguir o legado da família e ser uma pessoa horrível para alguém que possa vir a amar. Gostei bastante de ver o modo como aos poucos se foi abrindo para Willow, aprendendo a confiar nela e a apostar mais em si próprio. Willow também me cativou completamente com a sua excentricidade e o seu bom coração.

The Killing Garden - Carrie Ryan
Este foi sem dúvida um dos melhores contos que li nesta antologia. Bastante completo, com personagens bastante interessantes, um contexto bem pensado, uma história com um ritmo alucinante e uma escrita que agarra o leitor do início ao fim. A ideia de que o jardineiro é alguém que apara os ramos espinhosos da corte está fantástica e o modo como a autora apresenta a ideia faz com que horripilantemente este trabalho pareça algo natural e plausível. Adorei cada momento que passei agarrada a estas páginas até a protagonista se conseguir livrar do seu destino e começar a escrever um para si própria.

Sem comentários:

Enviar um comentário