domingo, 9 de agosto de 2015

Mini-Opinião - A Música do Silêncio

Ficha Técnica:
Autor: Patrick Rothfuss
Título Original: The Slow Regard of Silent Things
Páginas: 176
Editor: ASA
ISBN: 9789892330716
Tradutor: Renato Carreira

Sinopse:
Sob a Universidade há um lugar escuro. Poucas pessoas sabem da sua existência: uma rede descontínua de túneis antigos, corredores serpenteantes e salas abandonadas. Ali, no meio desse local esquecido, situado no coração dos Subterrâneos, vive uma jovem.
O seu nome é Auri, e é uma jovem cheia de segredos.
A Música do Silêncio é um vislumbre breve e agridoce da sua vida, uma pequena aventura só dela. Ao mesmo tempo alegre e inquietante, esta história oferece-nos a oportunidade de ver o mundo pelos olhos de Auri. E dá-nos a oportunidade de conhecer algumas coisas que só ela sabe...
Neste livro, Patrick Rothfuss leva-nos ao mundo de uma das personagens mais enigmáticas da série «A Crónica do Regicida». Repleto de segredos e mistérios, A Música do Silêncio é uma narrativa sobre uma jovem ferida a tentar viver num mundo destruído.

Opinião:
Este livro conta-nos a realidade de uma das personagens mais misteriosas e acarinhadas que Rothfuss criou, Auri. 

Quando comecei a ler a série Crónica do Regicida esta foi uma das personagens que mais me encantou e que mais curiosidade me despertou. Rothfuss criou uma personagem que facilmente se percebe que é perturbada, contudo não é por isso que ela é menos que os outros. Percebe-se facilmente que Auri é dona de uma grande sabedoria que só ela sabe usar.

Tal como o autor diz logo ao início este é um livro estranho. Não é um livro que conta propriamente uma história, em que temos acção, acontecimentos, diálogos. Neste livro não temos nada disso. Temos apenas Auri e o seu dia-a-dia, o modo como organiza o tempo, como vive na Subcoisa. Auri é uma personagem fascinante pelo modo como organiza a sua vida. Ela tem um nome para tudo, um nome apropriado que descreve a essência dos locais. Ao mesmo tempo ela tem a capacidade de perceber as sensações transmitidas pelos objectos.

Este é um conceito algo estranho de se interiorizar, mas a verdade é que para Auri faz todo o sentido. Foi fascinante ficar a conhecer melhor esta personagem, contudo não posso deixar de dizer que fiquei ainda mais curiosa por saber quem é ela, de onde veio, o que é que lhe aconteceu. Gostava bastante que o autor nos desse mais respostas nesse sentido.

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário