quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Opinião - Bitterblue

Ficha Técnica:
Autor: Kristin Cashore
Páginas: 575
Editor: Gollancz
ASIN: B007PQXGXA

Sinopse:
Eight years have passed since the young Princess Bitterblue, and her country, were saved from the vicious King Leck. Now Bitterblue is the queen of Monsea, and her land is at peace.

But the influence of her father, a violent psychopath with mind-altering abilities, lives on. Her advisers, who have run the country on her behalf since Leck's death, believe in a forward-thinking plan: to pardon all of those who committed terrible acts during Leck's reign; and to forget every dark event that ever happened. Monsea's past has become shrouded in mystery, and it's only when Bitterblue begins sneaking out of her castle - curious, disguised and alone - to walk the streets of her own city, that she begins to realise the truth. Her kingdom has been under the thirty-five-year long spell of a madman, and now their only chance to move forward is to revisit the past.

Whatever that past holds.

Two thieves, who have sworn only to steal what has already been stolen, change her life forever. They hold a key to the truth of Leck's reign. And one of them, who possesses an unidentified Grace, may also hold a key to her heart . . .

Opinião:
Escrever uma opinião a este livro vai ser extremamente complicado pois um livro que despertou sentimentos bastante diferentes em mim.

Por um ado adorei a história, adorei rever os personagens que já tinha adorado em Graceling e Fire. Bitterblue está crescida, mas a determinação que mostrava enquanto criança bem como a percepção que tinha do certo e errado continua a guiá-la. Foi fantástico rever Po e Katsa. Ambos mudaram ligeiramente e a sua relação está diferente. De certa forma evolui e quando os dois estão juntos nota-se que realmente se adoram. Gostei também dos novos personagens apresentados, Saf, Teddy, Meghan. Todos eles são bastante interessantes e todos eles trazem novos elementos importantes para a história. Não posso deixar de referir Death (que se lê como teeth), o bibliotecário do castelo de Bitterblue que tem como capacidade ler muito depressa e decorar tudo o que lê. Além disso tem uma personalidade muito própria e é bastante sarcástico, tratando Bitterblue como uma pessoa real em vez de alguém de porcelana e acho que isso foi bastante importante para centrar Bitterblue. Mesmo que ela não se tenha apercebido de tal.

Quanto à história em si, somos apresentados com um reino que continua destruído e que Bitterblue tenta reerguer a todo o custo. Contudo há muitas mentiras, muitas verdades escondidas, muitas coisas que não batem certo e de modo a que tudo possa ser posto em pratos limpos é necessário revisitar o passado e esclarecê-lo de modo a perceber de que modo a que se pode contrariar os efeitos que todo o mal efectuado por Leck está a ter no presente. Toda esta narrativa me agarrou do início ao fim. Achei o desenvolvimento da história interessante e queria sempre saber mais. O que é que iria acontecer a seguir? Que mais verdades é que iriam ser desvendadas?

Contudo não posso negar que houve alguns pontos que me deixaram desconfortável durante toda a narrativa. Para começar o interesse amoroso de Bitterblue, Saf. A sua alteração foi demasiado repentina e sem qualquer momento em que o leitor se pudesse ligar ao personagem e perceber essa alteração. Além de que Saf não é um personagem propriamente marcante. A maneira como ficou a sua relação com Bitterblue também poderia ter sido melhor trabalhada. O final destes dois foi bastante insípido e mal explorado. É difícil aceitar a explicação dada porque não se encaixa ou vem no seguimento do que quer que seja.

Outra coisa que também foi mal trabalhada foi o motivo de actualmente as pessoas ainda estarem maluquinhas com aquilo que Leck lhes fez. Tem toda a lógica aquilo que a autora nos diz, contudo não parece real, parece tudo esbatido e desapegado. Foi difícil para mim acreditar neste desnorteio das personagens e aceitar as consequências disso. De certa forma a maior parte delas acobardaram-se e só causaram foi problemas. Na minha opinião teria posto toda a gente na alheta que se desconjuntasse por tudo e por nada e teria querido pessoas minimamente sãs junto de mim para me ajudar a governar.

Por fim, achei que a autora foi apresentando a informação no meio de uma grande salgalhada. Penso que a introdução da informação acerca dos acontecimentos e porquê de ser tão importante poderia ter sido feita sem tantos floreados, sem tantos desvios adicionais. Nomeadamente não achei que a situação nos restantes reinos fosse realmente importante ou que tivesse qualquer interesse para aquilo que pretendia ser a história de Bitterblue. Também a situação de Grey foi desnecessária. Enfim não me consigo explicar melhor, a história deveria ser um pouco mais limpa e limada e a informação confusa e desnecessária deveria ter sido eliminada.

O final deixou-me algo triste. Esperava algo mais conclusivo e não tão aberto para todos os Sete Reinos. Depois de tanta coisa parecer que ficou tudo basicamente na mesma. Esperava um final mais feliz para as pessoas que sofreram tanto às mãos de tiranos. Não digo que este mundo merecesse um último livro, mas pelo menos um conto em que através de alguém ficássemos a conhecer os destino dos diferentes reinos, se foram capaz de sarar ou não e de como é que as coisas ficaram para os personagens que os leitores vieram a adorar.

Sem comentários:

Enviar um comentário