sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Opinião - Worthy

Ficha Técnica:
Autor: Catherine Ryan Hyde
Páginas: 325
Editor:Lake Union Publishing
ASIN:B00QQYZYOQ

Sinopse:
They might’ve been a family.

Virginia finally had the chance to explore a relationship with Aaron when he asked her on a date. She had been waiting, hoping that the widower and his young son, Buddy, would welcome her into their lives. But a terrible tragedy strikes on the night of their first kiss, crushing their hopes for a future together.

Nineteen years later, Virginia is engaged, though she has not forgotten Aaron or Buddy. When her dog goes missing and it comes to light that her fiancé set him loose, a distraught Virginia breaks off the engagement and is alone once again. A shy young man has found the missing pet, and although he’s bonded with the animal, he answers his conscience and returns the dog. Before long, Virginia and the young man discover a connection from their pasts that will help them let go of painful memories and change their lives forever.

Opinião:
Este livro foi lido para o 2015 Monthly Motif Challenge. Já o  tinha por casa, mas não seria lido tão cedo se não fosse pelo desafio.  Já anteriormente tinha lido um livro desta autora e lembro-me que o tinha adorado. Assim sendo esperava ficar completamente rendida a esta história. Tal não aconteceu. Isso não quer dizer que não tenha gostado bastante do livro e daquilo que ele representa.

Basicamente este livro conta a história de Virginia e do seu reencontro anos mais tarde com Buddy. Nas primeiras páginas é-nos feita uma introdução onde ficamos a saber quem é Virginia, bem como Aaron e Buddy, e qual o tipo de relação que existe entre os três. Contudo pouco depois uma tragédia ocorre e estes acabam por se separar. Apenas anos mais tarde Virginia e Buddy se irão reencontrar graças a Worthy, o cão de Virginia.

O essencial da história é o que acontece desde o momento em que Worthy desaparece, o que leva ao reencontro de Buddy e Virginia até ao momento em que ambos se apercebem de quanto são essenciais um para o outro. Buddy é um jovem de vinte e poucos anos, mas não é um jovem comum. A sua cabeça funciona de uma maneira ligeiramente diferente. É um doce de pessoa, bastante sensível, mas que não lida bem com o contacto com desconhecidos e com a pressão. Assim sendo vai-se por diversas vezes abaixo e acaba por ser Worthy que o acalenta e lhe dá apoio. Já Virginia é uma pessoa bastante agarrada ao passado, àquilo que poderia ter sido se a dita desgraça não tivesse acontecido. Virginia é uma pessoa que tem dificuldade em lidar com a solidão e que se resigna perante muitas situações só para não ter que ficar só.

Tudo isto muda quando estes dois personagens finalmente se encontram. Aos poucos ambos percebem que encontraram exactamente aquilo de que precisam. Buddy acaba por perceber de onde vêem muitos dos seus medos e isso torna-o uma pessoa mais estável e capaz de lidar com o stresse. Ao mesmo tempo torna-o uma pessoa mais corajosa, capaz de lutar por aqueles de quem realmente gosta. Virginia percebe que não precisa de um homem em casa para ser feliz, que é capaz de ser feliz com a amizade e o amor que sente pelos outros.

A relação entre estes dois foi algo bonito de se ver. A sua evolução enquanto personagens foi bastante satisfatória e bem conseguida. Não posso deixar de referir Fern, a melhor amiga de Virginia. Tem uma personalidade única, bastante segura e que às vezes pode parecer um pouco fria, sem que na realidade o seja.

Um livro que não chegou ao patamar que esperava, mas que não é por isso que o considero inferior. Personagens bem caracterizadas, uma história interessante e um final que me deixou o coração cheio.

Sem comentários:

Enviar um comentário