sábado, 10 de outubro de 2015

Opinião - The Half Life of Molly Pierce

Ficha Técnica:
Autor: Katrina Leno
Páginas: 256
Editor:HarperTeen
ASIN:B00FVW3RLQ

Sinopse:
You take it for granted. Waking up. Going to school, talking to your friends. Watching a show on television or reading a book or going out to lunch.

You take for granted going to sleep at night, getting up the next day, and remembering everything that happened to you before you closed your eyes.

You live and you remember.

Me, I live and I forget.

But now—now I am remembering.


For all of her seventeen years, Molly feels like she’s missed bits and pieces of her life. Now, she’s figuring out why. Now, she’s remembering her own secrets. And in doing so, Molly uncovers the separate life she seems to have led…and the love that she can’t let go.

The Half Life of Molly Pierce is a suspenseful, evocative psychological mystery about uncovering the secrets of our pasts, facing the unknowns of our futures, and accepting our whole selves.

Opinião:
Este livro foi lido para o 2015 Monthly Key Word Challenge. Uma vez mais é um livro que já tinha no Kindle à bastante tempo, mas que ainda não tinha tido a sua oportunidade. É por isso que faço estes desafios, obrigam-me a pegar em livros que de outro modo não iria ler tão cedo.

Este livro foi completamente diferente daquilo que eu estava à espera. Estava à espera de algo mais sobrenatural, um thriller, qualquer coisa muito mais obscura do que aquilo que acabei por encontrar.

Molly tem partes do seu dia em que não se lembra do que fez ou porque o fez, e por isso vive em constante receio de fazer algo nessas alturas de que se venha a arrepender. Ao mesmo tempo Molly tenta a todo o custo não mostrar que tem estes apagões às pessoas que a rodeiam porque não os quer preocupar.

Aos poucos vamos conhecendo personagens que podem fazer parte da vida obscura de Molly, e que levam a que esta recupere a sua memória. É aqui que começamos a desvendar o mistério do que é que está por trás destes apagões que Molly tem às vezes. Em vez de ser algo de teor fantástico, como se poderia esperar, estes apagões de Molly são causados por algo bem mais simples e ao mesmo temo bem mais complexo.

Este é um livro que aborda o facto de às vezes criarmos no nosso subconsciente uma personalidade completamente diferente da nossa de modo a que sejamos capazes de nos defendermos de determinadas situações. Mas o que acontece quando esta situação é levada ao extremo e acabamos por ter duas personalidades completamente distintas, quase como se duas pessoas vivessem no mesmo corpo?

Foi interessante ver como Molly lidava com esta verdade. Como é que esta informação a afectava. Ver como de certa forma o ir descobrindo as coisas a tornava mais forte e mais segura de si mesma. A verdade é que Molly acaba por ter uma segunda oportunidade. Mas não apenas ela. O seu interesse amoroso, Sayer, também tem em Molly uma segunda oportunidade para ser feliz. E diga-se já de passagem que ambos a merecem. Até porque Sayer é um doce de pessoa e é impossível ficar indiferente a todo o carinho que ele demonstra por Molly mesmo não a conhecendo de verdade.

Não posso deixar de fazer referência à irmã de Molly. Apesar de ter uma atitude despreocupada a verdade é que é a mais sensível às alterações entre personalidades de Molly. É aquela que parece aceitar incondicionalmente as duas versões da irmã e amá-las da mesma maneira. Como se em vez de uma irmã mais velha tivesse duas.

Para finalizar quero apenas fazer referência à voz de Molly durante a narrativa. Esta é bastante envolvente. A maneira como ela descreve os seus medos, os seus sentimentos, os acontecimentos é completamente adequada ao tom da história. É impossível não nos sentirmos envolvidos pela sua voz, pela sua personalidade. 

Sem comentários:

Enviar um comentário