domingo, 22 de novembro de 2015

Mini-Opinião - The Sleeper and The Spindle

Ficha Técnica:
Autor: Neil Gaiman
Ilustrador: Chris Riddell
Páginas: 72
Editor: HarperCollins
ASIN: B00RLV2LCQ

Sinopse:
It was the closest kingdom to the queen's, as the crow flies, but not even the crows flew it.

You may think you know this story. There's a young queen, about to be married. There are some good, brave, hardy dwarfs; a castle, shrouded in thorns; and a princess, cursed by a witch, so rumor has it, to sleep forever.

But no one is waiting for a noble prince to appear on his trusty steed here. This fairy tale is spun with a thread of dark magic, which twists and turns and glints and shines. A queen might just prove herself a hero, if a princess needs rescuing. . . .

Opinião:
Neste pequeno livro ilustrado Gaiman mistura as histórias da Branca de Neve e da Bela Adormecida. Mas sendo Gaiman não podia deixar de existir um twist qualquer e é isso mesmo que acontece.

Aqui a Branca de Neve já não é Princesa e sim Rainha. Rainha essa que está prestes a casar quanto os seus anões a informam que o Reino com quem fazem fronteira está a ser tomado por uma maldição que faz toda a gente adormecer exactamente como se encontram. É aqui que tudo começa, sendo que Branca de Neve deixa o seu Reino e o seu casamento para enfrentar esta maldição que pode vir a afectar o seu povo. Existem algumas peripécias pelo caminho, sendo que o grande twist acontece quando a Branca de Neve chega à torre da Bela Adormecida. E adorei o esta alteração que o autor deu à história que já conhecemos tão bem. Foi algo que me deixou perplexa e me surpreendeu pela mestria.

Não posso deixar de frisar que o livro é pequeno e que por isso não existe grande desenvolvimento dos personagens. Contudo é fácil perceber que a Branca de Neve Rainha é alguém que não precisa de um Príncipe que a salve. É alguém capaz de trilhar o seu próprio caminho, é alguém de força e sabedoria. Adorei esta Branca de Neve tão forte que vi ao contrário daquela que estava habituada a ver.

Por fim não posso deixar de falar das ilustrações. São simplesmente fantásticas. Adorei o tipo de desenho e traço do ilustrador e como ele reflecte a beleza da narrativa. E o livro em Hardback parece ser algo de extraordinário, principalmente a capa. É sem dúvida um livro a comprar para ter na colecção.

Sem comentários:

Enviar um comentário