terça-feira, 24 de novembro de 2015

Opinião - Entrevista com o Vampiro

Ficha Técnica:
Autor: Anne Rice
Título Original: Interview With The Vampire
Páginas: 276
Editor: Europa-América
ISBN: 9721037508
Tradutor: Teresa de Sousa Gomes

Sinopse:
Obra já clássica no seu género, Entrevista com o Vampiro é o primeiro volume da saga «Crónicas dos Vampiros» e granjeou o estatuto de livro de culto, comparável a Drácula de Bram Stoker.
Das plantações oitocentistas do Luisiana aos becos sombrios e cenários sumptuosos de Paris, do Novo Mundo à Velha Europa, Claudia e Louis fogem de Lestat, o seu criador e companheiro imortal. E o cruel vampiro que tirara partido do desespero de Louis e da fragilidade da órfã Claudia, no bairro francês da Nova Orleães assolada pela peste, move-lhes uma perseguição sem tréguas no submundo parisiense, entre a trupe Théâtre des Vampires do misterioso Armand e criaturas das trevas.

Opinião:
Toda a gente fala de quão fantástica Anne Rice é. E muito provavelmente têm razão. Eu consigo perceber o encanto que este tipo de livros terão para a maior parte das pessoas, contudo eu sein-me algo desiludida com esta leitura. Não é que o livro seja mau ou que as personagens não sejam cativantes. Muito pelo contrário.

As personagens são dotadas de uma profunidade fascinante. Bastante complexas. Principalmente Louis é um personagem que evolve bastante ao longo do livro. Sofrendo transformação atrás de transformação na sua maneira de estar e ver o mundo. Louis é um tipo de vampiro bastante particular que se agarra com todas as forças ao pouco de humano que ainda tem em si mesmo.

Quanto aos outros personagens todos eles são bastante bem construídos, carecendo quase completamente de humanidade. São no geral personagens calculistas e frios, mas que agem de completo acordo com as suas personalidades. É assim impossível ficar contra a sua frieza porque a autora faz-nos compreender que esta é a essência de um vampiro e nós aceitamo-los tal como eles são.

Fico curiosa para saber mais de Lestat e Armand. Principalmente de Lestat. Será que depois de ver Louis pela última vez acabou por morrer ou encontrou de algum modo a salvação? O que terá levado na realidade a que se tivesse tornado no vampiro que vemos no final? Quanto a Armand gostava de conhecer mais do seu passado e de como chegou ao que é actualmente.

Tudo isto levaria a crer que gostei bastante do livro, e a verdade é que ele tem todos os ingredientes para ser um excelente livro. Confesso que o problema aqui se prende mais com o estado físico da minha pessoa. Este é um livro que deverá ser lido com a cabeça limpa de modo a que seja fácil seguir os sentimentos e discursos dos personagens. Tendo em conta que na altura que li o livro andava bastante cansada havia alturas em que os diálogos e os significados dos mesmos se perdiam. O que levava a que houvessem passagens que não compreendia.

Assim sendo tenciono pegar nos próximos dois livros quando estiver com melhores capacidade de modo a que possa apreender na totalidade o quão fantástico é esta série.

Sem comentários:

Enviar um comentário