segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Opinião - Um Mundo Sem Príncipes

Ficha Técnica:
Autor: Soman Chainani
Título Original: A World without Princes
Páginas: 547
Editor: Individual Editora (Lápis Azul)
ISBN: 9789898730220
Tradutor: Carla Ribeiro

Sinopse:
Sofia e Agatha estão de volta a Gavaldon, mais amigas que nunca e, após um breve período de fama, resultante de terem quebrado a maldição do Reitor, prontas a retomar uma vida de normalidade. Ou será que não? Num momento de fraqueza, Sofia e Agatha pedem um desejo. E o desejo de uma delas volta a abrir as portas entre os mundos. A única hipótese de sobreviverem aos ataques que agora assolam Gavaldon é regressar, mais uma vez, à Escola do Bem e do Mal. Mas a escola já não é a mesma que deixaram para trás. E há uma nova guerra iminente, uma que só elas podem impedir.

Opinião:
Assim que terminei a leitura do primeiro livro da trilogia, A Escola do Bem e do Mal, peguei de imediato neste livro, a sua continuação, de modo a saber mais sobre as duas amigas, Sofia e Agatha, e o príncipe Tedros.

Devido à arrojada escolha de Agatha no volume anterior, diversas mudanças radicais ocorreram. Enquanto as duas amigas viviam o seu para sempre em Gavaldon, a escola do bem e do mal tornou-se numa escola de Rapazes vs Raparigas, em que ambas as partes se odeiam mutuamente. As raparigas Sempre, inspiradas por Agatha e Sofia, deixaram de querer príncipes e almejam tornar-se as suas próprias salvadoras e heroínas do seu conto de fadas. Tornaram-se práticas e desleixadas com a sua aparência, passando para um outro extremo. 
Também as princesas que já viviam o seu para sempre o alteraram, correndo com os seus príncipes das suas vidas.
Tudo isto, claro, fez com que os príncipes ficassem despeitados e, devido a um certo desejo, buscassem a sua vingança junto das raparigas, nomeadamente de Sofia e Agatha.

Todas estas grandes alterações que ocorreram tornaram este segundo livro muito engraçado. Foi como ver o clássico dos contos de fadas dar uma volta de 180º, tornando-se o verdadeiro oposto do que sempre foi narrado geração após geração. Deixou de haver uma distinção entre bem e mal, passando a haver um largo e fundo fosso entre rapazes e raparigas, agora inimigos ferozes.
Soman também nos introduz três novas misteriosas personagens: uma rapariga ruiva de seu nome Yara, aparentemente muda e bastante intrigante; a professora Helga, a Gnomo, que faz lembrar muito uma outra personagem; e a Decana Sader e a sua trupe de borboletas azuis, do lado das raparigas, que aparenta ser quem mexe os cordelinhos e tem todo o ar de ter planos ocultos.

Quanto a personagens já conhecidas, gostei mais das três bruxas neste livro: Hester, Anadil e Dot. E não deixa de ser interessante o facto de elas não me parecerem nada más, mas raparigas normais, prontas a lutar pelo que acreditam e pelas suas amigas. Também não posso deixar de referir a super mudança de Dot: O constante transformar dos objectos em vegetais em vez de chocolate, foi sem dúvida algo cómico.
Sofia também não parece a bruxa má do livro anterior, parece antes uma amiga dedicada que aprendeu algumas lições, embora ciumenta e ainda incapaz de um pouco de altruísmo.
Já Agatha e Tedros pareceram-me na mesma, embora este último devido à mágoa e orgulho ferido se encontre ainda mais "tapadinho" que anteriormente.

Nesta bela edição de Um Mundo sem Príncipes, foi também curioso e agradável poder ler algumas das cenas cortadas do volume anterior, bem como uma curta entrevista com o autor, já para não mencionar as belíssimas ilustrações de Iacopo Bruno que enfeitam toda a obra (como podem ver no exemplo ao lado). E claro, como a Individual Editora não quer que nos falte nada, os mais curiosos podem ainda dar uma espreitadela aos dois primeiros capítulos do próximo livro O Último Final Feliz.

Um Mundo sem Príncipes é uma história em que os contos de fadas são virados de pernas para o ar, em que surgem diversos mal entendidos, que agravam exponencialmente o problema de uma guerra iminente, e que mesmo sendo resolvidos, acabam por ter as suas consequências, abrindo espaço para um novo arco da história, que certamente será o tema do próximo e derradeiro volume.

(Livro gentilmente cedido para opinião pela Individual Editora)



Sem comentários:

Enviar um comentário