sábado, 5 de dezembro de 2015

Opinião - Redimida

Ficha Técnica:
Autor: P. C. Cast & Kristin Cast
Título Original: Redeemed
Páginas: 352
Editor: Saída de Emergência
ISBN: 9789896377137
Tradutor: ?

Sinopse:
No último livro da série bestseller Casa da Noite a Luz e a Escuridão enfrentam-se e o mundo nunca mais será o mesmo.

Zoey Rebdird está em perigo. Isolada dos seus amigos, a jovem está determinada a encarar o castigo que merece – mesmo que tal signifique que o seu corpo rejeite a mudança e comece a definhar. Só o amor dos que lhe são próximos poderão salvá-la do vazio do seu espírito, mas um mal terrível emerge das sombras, mais poderoso que nunca…

Neferet fez-se finalmente conhecer perante os mortais, coroandose de Deusa Negra e preparando-se para escravizar todo o mundo. Os vampyros da Casa da Noite trabalham com a polícia reagrupando os recursos que possuem, mas nada parece suficiente para vencer Neferet – a não ser que o vampyro que manipule os elementos possua também o dom de manusear Magia Antiga. Somente Zoey Redbird é herdeira de tal poder… mas devido às consequências de ter usado Magia Antiga no passado, Zoey não pode ajudar ninguém. Neste último romance da série Casa da Noite terá lugar a batalha épica entre a Luz e a Escuridão – a batalha que definirá quem será redimido… ou quem ficará perdido para sempre.

Opinião:
Finalmente chegamos ao fim. Depois de tanta volta, depois de tanto enrolanço e de que acontecimentos completamente desnecessários e não essenciais ao desenvolvimento da história chegamos ao último capítulo de uma história que se tem vindo a desenrolar por demasiado tempo.

Não há muito a acrescentar relativamente aos livros anteriores. O registo é basicamente o mesmo. As personagens não se desenvolvem de forma notória ao longo deste último livro. Os acontecimentos acabam por ser um pouco mais do mesmo. Ou seja, sacrifícios que têm que ser feitos de modo a que Neferet possa ser definitivamente encarcerada.

Se há algo que gostava de salientar é o aquilo em que a Neferet se transformou. Por um lado a autora transmite bastante bem que a Neferet é completamente louca e alucinada. Tanto pelas suas acções, como pela sua maneira de estar, como por aquilo que diz e pelos pensamentos a que vamos acedendo. Por outro lado desapontou-me um pouco porque fiquei com a sensação que estava frente a uma pessoa louca que é louca e faz coisas inexplicáveis só porque sim. Para quem segue a série sabemos que existem muitas razões que justificam esta loucura, mas ao longo do livros elas não estiveram presentes. A autora não me conseguiu transmitir uma sensação de finalidade com as acções praticadas pela Neferet.

Contudo tenho que tirar o chapéu às autoras, houve algumas alturas em que me conseguiram comover. Houve bastantes momentos emotivos ao longo da narrativa entre os vários personagens e isso foi uma das coisas que mais gostei no livro. Apesar de a maior parte dos personagens ser algo irritante porque são adolescentes e por isso mesmo dizem e fazem coisas idiotas tal como deviam, por outro lado andam sempre com as emoções à flor da pele e isso leva a que em determinadas situações sejamos inundados por cenas extremamente emocionais que, por algum motivo que não consigo perceber, até não são idiotas e se encontram bem escritas.

Apesar de não ter sido um bom final foi adequado para o tipo de livro e para a qualidade a que as autoras nos habituaram ao longo da história,

2 comentários:

  1. Esta foi uma das sagas mais importantes. Foi a primeira que me fez querer ler mais. Adoro a escrita das autoras, algumas personagens são hilariantes e outras de irritar mas é com essa essencia que me agarraram :) Estou ansiosa por ler o final e é muito bom ter uma opiniao destas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu quando comecei a ler edta série já lia bastante, logo não a considero especial. Além de que os meus gostos foram ficando mais requintados. Contudo este não deixa de ser um final apropriado.

      Eliminar