quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Opinião - The Shadows

Ficha Técnica:
Autor: J. R. Ward
Páginas: 592
Editor: NAL
ASIN: B00LTZQOZA

Sinopse:
Two brothers bound by more than blood fight to change a brutal destiny in the heart-wrenching new novel of the Black Dagger Brotherhood by #1 New York Times bestselling author J. R. Ward.

Trez “Latimer” doesn’t really exist. And not just because the identity was created so that a Shadow could function in the underbelly of the human world. Sold by his parents to the Queen of the S’Hsibe as a child, Trez escaped the Territory and has been a pimp and an enforcer in Caldwell, NY for years- all the while on the run from a destiny of sexual servitude. He’s never had anyone he could totally rely on... except for his brother, iAm.

iAm’s sole goal has always been to keep his brother from self-destructing- and he knows he’s failed. It’s not until the Chosen Serena enters Trez’s life that the male begins to turn things around... but by then it’s too late. The pledge to mate the Queen’s daughter comes due and there is nowhere to run, nowhere to hide, and no negotiating.

Trapped between his heart and a fate he never volunteered for, Trez must decide whether to endanger himself and others- or forever leave behind the female he’s in love with. But then an unimaginable tragedy strikes and changes everything. Staring out over an emotional abyss, Trez must find a reason to go on or risk losing himself and his soul forever. And iAm, in the name of brotherly love, is faced with making the ultimate sacrifice...

Opinião:
Este livro foca-se essencialmente em Trez e iAm. As Sombras que agora vivem com a Irmandade da Adaga Negra. Já nos livros anteriores, principalmente no último as suas histórias tiveram mais importância o que levou a que este livro fosse sobre eles. Contudo apesar de a história se focar em ambos, principalmente em Trez, a verdade e que uma vez mais temos vários pontos de vista. Um dos pontos de vista que mais vezes nos é mostrado é o de Rhage. Se bem que neste momento já saiba que o próximo livro é sobre ele não seria muito difícil de o adivinhar tento em conta tudo aquilo que vemos acontecer neste livro.

A maior parte do livro foca-se na relação entre Trez e Serena. Afinal de contas estes dois já tem uma história algo complexa. É finalmente descoberto por todos aquilo que se está a passar com Serena, o que leva a uma corrida contra o tempo numa tentativa de salvar a sua vida. A atitude de Serena para com tudo aquilo que lhe está a acontecer vai mudando ao longo da narrativa, mas em nenhum momento me pareceu forçada ou menos real. A sua vontade de não querer ser tratada, de querer continuar a viver a sua vida e aproveitá-la ao máximo são atitudes que eu consigo aceitar e compreender. Ao mesmo tempo consigo aceitar as suas atitudes mais egoístas porque na situação dela qualquer pessoas as teria. Quanto a Trez, ele é um apoio sólido para a Serena. Se bem que muitas vezes Trez não compreenda ou aceita as decisões de Serena, a verdade é que acaba por a ouvir e apoiar mesmo contra aquilo que são os seus instintos. Ao mesmo tempo é impossível ficar indiferente à sua doçura e ao modo como tenta mostrar à Serena o quanto a ama.

Contudo iAm tem também o seu tempo de antena. Enquanto Trez passa por todas estas dificuldades com Serena, iAm tenta arranjar maneira de ajudar o irmão e ao mesmo tempo manter Trez fora das garras da S’Hsibe e da rainha que o quer a todo o custo para ser parceiro da sua filha. Apenas a custo é evitada uma guerra com a S’Hsibe, e isto apenas devido à coragem de uma Sombra que decide fazer frente à Rainha. Que decide puni-la pelos crimes que ela cometeu e pelas mentiras que contou. Como não podia deixar de ser esta é a Sombra pela qual iAm se apaixonou. Gostei da reviravolta que a autora deu a toda a complicação que a S’Hsibe representava e como isso proporcionou um final feliz para dois personagens que sem dúvida o mereciam. Apesar disso achei que a relação de iAm e da sua parceira foi algo repentina e poderia ter usado de mais algum tempo até passar de uma simples atracção para algo mais sério.

Quanto a Rhage, toda a situação com Serena leva a que este comece a entrar numa depressão com a qual ele luta sozinho. Talvez se admitisse o que se está a passar tudo se tornasse mais simples. Estou curiosa para ver o que aí vem para este personagem.

Outros personagens que merecem menção, Paradise, a filha de Abalone, e Craeg. São ambos os personagens principais do primeiro livro da nova série e estou curiosa para saber o que vai sair dali visto que gostei do que vi de ambos, a tenacidade de Paradise e a discrição de Craeg. Quem voltou a aparecer foi a Virgem Escrivã. Já há bastante tempo que ela não aparecia e por isso gostei de a ver e espero que ela volte a ter um papel mais importante, e benevolente, nos próximos livros. Quanto à relação do Xcor e da Layla, espero que os dois tenham rapidamente o seu livro e se entendam porque já começa a cansar este chove não molha.

Para finalizar, fiquei um pouco decepcionada por uma vez mais a guerra com os Minguantes ter ficado para décimo plano. Percebo que o foco principal seja a relação entre os personagens, mas acho que a autora poderia trabalhar um pouco mais no mundo e nos acontecimentos em que a Irmandade se insere. Afinal de contas parece que a guerra estagnou e que deixou de ser importante, sendo usada apenas como uma desculpa para fazer determinados personagens seguirem determinado caminho.

Fico então a aguardar com curiosidade os próximos dois livros, até porque tenho curiosidade em saber onde é que se inserem cronologicamente um relativamente ao outro.

2 comentários:

  1. Adoro esta escritora :D
    Desertinha para ler este ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vi algures que este sai agora no início do ano. Já não falta tudo ;)

      Eliminar