quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Opinião - The Girl With The Silver Eyes

Ficha Técnica:
Autor: Willo Davis Roberts
Páginas: 192
Editor: Aladdin
ISBN: 1442421703

Sinopse:
Katie Welker is used to being alone. She would rather read a book than deal with other people. Other people don't have silver eyes. Other people can't make things happen just by thinking about them!

But these special powers make Katie unusual, and it's hard to make friends when you're unusual. Katie knows that she's different but she's never done anything to hurt anyone so why is everyone afraid of her? Maybe there are other kids out there who have the same silver eyes . . . and the same talents . . . and maybe they'll be willing to help her.

Opinião:
Este livro foi lido para Key Word Reading Challenge.

Katie é uma menina de quase 10 anos bastante peculiar. Além de ter uma mente bastante adulta para a sua tenra idade tem também olhos prateados e a capacidade de deslocar objectos sem lhes tocar. Gostei bastante da personalidade de Katie e da maneira como esta conta a história. Se por um lado é verdade que ela prega partidas a pessoas desagradáveis a verdade é que a sensação com que o leitor fica é que ela não o faz propriamente por maldade. Ela é simplesmente alguém prático que faz o que faz com um propósito, um desígnio e não só porque sim. Ao mesmo tempo Katie continua a ter as suas ideias e acções típicas de uma miúda de quase 10 anos, o que poderia parecer estranho, mas não parece pois a autora consegue enquadrar bastante bem ambas as facetas.

Devido a determinadas características suas a maior parte das pessoas tem receio de Katie ou sente-se incomodada com a sua presença. Ao longo da história ficamos a saber o porquê das suas peculiaridades. Contudo o foco central do livro prende-se com a tentativa de Katie descobrir mais pessoas como ela na tentativa de não se sentir tão sozinha e isolada.

Quanto aos personagens secundários, não achei que tivessem especial relevância, exceptuando a Sra. M. Gostei da sua mente aberta e do modo como trata Katie. É impossível o leitor não sentir orgulho nesta Sra. e na sua maneira de ver as coisas.

Este foi um livro que adorei desde o início e que a autora conseguiu basicamente arruinar na recta final. Se é verdade que a voz da Katie e a sua percepção do mundo encanta o leitor, também é verdade que no final do livro a autora conseguiu arruinar esta voz com o desfecho demasiado rápido e desengonçado que criou para a história. O final dá a sensação que foi apressado e todo o suspense que vai sendo criado é completamente arruinado pelo final que a autora nos apresenta.

Assim sendo este é um livro que se por um lado recomendo, por outro não. Não me arrependo de o ter lido porque adorei a maior parte dele, mas sinto-me defraudada por aquele final.

Sem comentários:

Enviar um comentário