terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Opinião - O Papa e Mussolini

Ficha Técnica:
Autor: David I. Kertzer
Título Original: The Pope and Mussolini
Páginas: 549
Editor: Individual
ISBN: 9789898730176
Tradutor: Carla Ribeiro

Sinopse:
O Papa e Mussolini conta a história de dois homens chegados ao poder em 1922 e que, em conjunto, mudaram o rumo da história do século vinte. Não poderiam ser mais diferentes. Um era erudito e devoto, o outro violento e profano. No entanto, Pio XI e "O Duce" tinham muito em comum. Partilhavam uma desconfiança pela democracia e um ódio visceral pelo Comunismo. Kertzer mostra como Pio XI teve um papel fundamental na viabilização da ditadura de Mussolini e na sua manutenção no poder. Em troca do apoio do Vaticano, Mussolini restabeleceu muitos dos privilégios perdidos pela Igreja e cedeu às exigências do Papa, no sentido de fazer cumprir os preceitos da moral Católica pela polícia.

Opinião:
O Papa e Mussolini é um livro de não ficção histórica bem escrito, que envolveu uma profunda pesquisa através da busca e análise de inúmeros documentos, durante um período de sete anos, que claramente se reflecte em todo o detalhe da narrativa apresentada pelo autor. 
É uma obra meticulosa e bem elaborada, dividida em três partes, focando-se cada uma em momentos chave, como por exemplo o relacionamento com Hitler e o papel de Itália na Segunda Guerra Mundial; com mapas de Roma e da Cidade do Vaticano; uma lista de personagens que pode ser muito útil ao leitor, já que nos são apresentadas muitas figuras históricas, o que pode tornar complicada, por vezes, a tarefa de saber exactamente qual o seu papel; e ainda uma vasta quantidade de notas, que apesar de relatarem, muitas delas, factos interessantes, são tão frequentes que tornam a leitura mais morosa (apesar de não serem fundamentais para o entendimento da obra). 

Posto isto, é fácil entender que nos encontramos na presença de um livro cuja leitura não foi feita para ser apressada e fluída, mas sim para ser feita aos poucos, com calma e atenção.

Confesso-me uma leiga no que a esta matéria diz respeito: a História de Itália do século XX, o Papado no geral e Mussolini. Por isso foi para mim muito interessante observar a relação entre o Papa Pio XI e o ditador italiano, que apesar de se terem encontrado apenas uma vez, estabeleceram entre si, através de alguns intermediários, uma relação de simbiose: Mussolini dava regalias à Igreja e acedida a pedidos, como por exemplo, banir certos livros considerados impróprios pelo Papa, e em contrapartida este último dava ao ditador o apoio da igreja e do Vaticano ao regime fascista.
Foi sem dúvida uma forte aliança que teve um grande peso a nível Histórico, ou não teria ela durado tantos anos, apesar das desavenças e desacordos, pois apesar de algumas semelhanças, estamos na presença de duas figuras Históricas de grande importância e poder, bem distintas uma da outra e com os seus interesses.

Mas este livro não nos relata apenas a vida política/histórica/religiosa das várias personalidades abordadas, conta-nos também a sua vida pessoal e familiar, a existência de amantes, os escândalos abafados de pederastia na igreja, entre outros, o que enriqueceu bastante a obra.

Em suma, apesar de narrativas históricas de estilo biográfico não serem o meu género literário, O Papa e Mussolini, é uma verdadeira lição de História, um livro muito interessante e rico, acessível a quem quer que queira saber mais sobre este período e personalidades e que fará as delícias dos amantes da não ficção histórica. 

(Livro gentilmente cedido para opinião pela Individual Editora)


Sem comentários:

Enviar um comentário