domingo, 24 de janeiro de 2016

Opinião - Patagónia Express

Ficha Técnica:
Autor: Luis Sepúlveda
Título Original: Patagonia Express
Páginas: 160
Editor: Asa
ISBN: 9724117820
Tradutor: Cristina Rodriguez e Artur Guerra

Sinopse:
Homenagem a um comboio que já não existe, mas que continua a viajar na memória dos homens e das mulheres da Patagónia, estes "apontamentos de viagem" — como lhes chama Luis Sepúlveda — vêm uma vez mais comprovar a qualidade literária já evidenciada em livros como O Velho que Lia Romances de Amor, Nome de Toureiro ou Mundo do Fim do Mundo.
Desde os seus primeiros passos na militância política, que o levaram à prisão e depois ao exílio em diferentes países da América do Sul, até ao reencontro feliz, anos depois, com a Patagónia e a Terra do Fogo, é uma longa viagem (e uma longa memória) aquela que Luis Sepúlveda nos propõe neste seu novo livro.
Ao longo dele, confrontamo-nos com uma extensa galeria de personagens inesquecíveis e com um conjunto de histórias magníficas, daquelas que só um grande escritor é capaz de arrancar dos labirintos da vida.

Opinião:
Nunca tinha lido nada de Luis Sepúlveda e talvez por isso não conhecesse a sua história. Ao mesmo tempo não sou muito boa com história seja de que tipo for o que me levou a fazer alguma pesquisa para tentar perceber o percurso do autor. Acabei por ficar um pouco na mesma visto que as histórias que connosco são partilhadas não têm propriamente um encadeamento.

O livro está dividido em quatro partes:
Apontamentos de uma viagem a lado nenhum;
Apontamentos de uma viagem de ida;
Apontamentos de uma viagem de regresso;
Apontamentos de chegada.

Penso que a finalidade seja a de dar ao leitor uma ideia de que voltamos sempre ao local de onde partimos.

Através dos títulos é fácil de perceber que em cada parte encontramos acontecimentos que se deram em cada um dos trajectos. As histórias contadas pelo autor são histórias em que reina o medo e a incerteza, mas que ao mesmo tempo transmitem uma leviandade e uma aceitação para com os acontecimentos que faz o leitor sentir-se humilde. O autor consegue descrever os acontecimentos mais tristes e doentios com uma leveza encantadora apesar do sentimento transmitido o que não deixa o leitor indiferente.

A própria escrita do autor é encantatória. Foi difícil não me sentir embalada pelos acontecimentos e pela maneira como o autor os conta. Fica uma grande vontade de conhecer mais da obra deste autor e também do seu trajecto pessoal pelo mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário