sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Opinião - O Vampiro Lestat II

Ficha Técnica:
Autor: Anne Rice
Título Original: The Vampire Lestat
Série: The Vampire Chronicles, #2
Páginas: 263
Editor: Europa-América
ISBN: 9721040320
Tradutor: Sophie Vinga

Sinopse:
Na sequela de Entrevista com o Vampiro, Lestat é um excêntrico e sedutor vampiro que, ao longo de várias eras, procura as suas origens e quer desvendar o segredo da sua obscura imortalidade. Essa vertiginosa viagem leva-o da Inglaterra dos druidas aos lupanares de Paris do século XVIII e à Nova Orleães finissecular.
Avesso ao código de honra dos vampiros, que lhes impõe o silêncio sobre a sua condição, Lestat revela-se na esperança de que os imortais se unam para descobrirem o mistério da sua existência. E é então que Lestat, o caçador, se transforma numa presa.

Opinião:
Como gostei bastante do volume I decidi começar com o volume II logo de seguida. Apesar de ter continuado a gostar mais deste volume do que de Entrevista com o Vampiro, não gostei tanto como do primeiro volume.

Neste volume continuamos a seguir o percurso de Lestat enquanto este se afasta de Paris e o que ela representa, até ao encontro com Marcus e o seu regresso à civilização. Basicamente Lestat continua a ser governado pelo seu medo da solidão. Quase todo o livro revolve à cerca deste medo. Lestat receia a solidão, prosseguir sozinho pela sua vida fora, sem alguém a quem amar e que o compreenda e compartilhe consigo a verdade daquilo que ele é. Ao mesmo tempo Lestat sente uma grande necessidade de se revelar ao mundo, de não viver em mentira. Para ele a libertação consiste em ser quem ele é realmente, sem ter que se esconder. Além disso o seu amor pela humanidade consome-o e não o deixa ser desprendido tal como acontece com Gabrielle.

No geral gostei bastante do livro. A escrita da autora prende o leitor e o fio condutor da narrativa também. Existe sempre algo a acontecer e a luta interior do personagem é bastante cativante, bem como o seu crescimento. É impossível não sentir as dores de Lestat e acompanhá-lo na sua agonia através dos anos. Contudo desta vez houve determinadas alturas em que achei o discurso e pensamentos dos personagens algo confusos, em que achei difícil apreender o significado do "quadro" que determinado personagem estava a tentar "pintar". Uma vez mais ou andava muito cansada ou então é da tradução que não ajuda. E sim, este livro continua cheio de gralhas. O que me deixa bastante apreensiva para os próximos.

Apesar de não termos visto os acontecimentos entre Louis e Lestat do ponto de vista deste último algumas coisas são-nos explicadas e é mais fácil compreender e aceitar determinados acontecimentos descritos em Entrevista com o Vampiro. Gostei bastante de ficar a conhecer Marius, parece ser um vampiro bastante sábio e capaz, um vampiro bastante intrigante pela sua maneira de estar e viver a vida que lhe foi concedida. A sua história é também impressionante e não me importava de ler um livro apenas acerca dele. Outros personagens são-nos apresentados, como por exemplo Pandora, pela qual sinto imensa curiosidade, nem que seja pelo seu nome. Relativamente a Armand, cada vez gosto menos dele. Parece-me ser um vampiro ardiloso, que não tem escrúpulos para conseguir aquilo que quer. Nomeadamente magoar Louis para o conservar por perto. Parece ser também um vampiro fraco pois rapidamente se deixa levar por aquilo que os outros querem sem usar a cabeça para tirar conclusões tal como Lestat faz.

Ficamos também a saber quem e o que são "Aqueles que devem ser cuidados/protegidos". Akasha e Enkel são sombrios e assustadores e trazem para a história algo completamente diferente daquilo que se poderia esperar.

O final é algo surpreendente e tenho curiosidade para saber o que dali advém. Tenho receio sobre o que Akasha poderá fazer à comunidade de vampiros e à humana, depois de ter estado adormecida durante tanto tempo. É uma questão de se aguardar para ver e esperar que tanto a tradução como a revisão dos próximos livros esteja melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário