terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Opinião - Northanger Abbey

Ficha Técnica:
Autor: Jane Austen
Páginas: 256
Editor: Headline Review
ISBN: 0755331443

Sinopse:
Catherine Morland should know better. She's the very ideal of a nice, normal girl. But Catherine is cursed with an overactive imagination. She is also obsessed with lurid Gothic novels, where terrible things happen to the heroine. Which gets her into all sorts of trouble...

When Catherine visits Bath and meets funny, sharp Henry Tilney, she's instantly taken with him. But when she is invited to the Tilneys' home, the sinister Northanger Abbey, fantasy starts to get in the way of reality. Will she learn to separate out the two?

With its loveable,impressionable heroine ans its themes of growing upand learning to live in the real world, Northanger Abbey remains one of Jane Austen's most irresistible and up-to-date novels.

Opinião:
Nothanger Abbey não é o primeiro livro que leio da autora, pelo contrário. Antes deste já li pelo menos mais três e posso dizer que achei este o mais diferente. Não por a temática abordada ser diferente, mas pela maneira como a autora a aborda.

Esta continua a ser uma história acerca de uma rapariga de boas famílias que, neste caso, viaja até Bath e lá encontra o rapaz que virá a ser o seu companheiro. Um dos motivos que torna esta história diferente é o facto de que a personagem principal não tem propriamente características de destaque na sua personalidade. Não é propriamente inteligente, ou dona de uma grande sagacidade, ou de uma personalidade pautada pela bondade. A verdade é que esta é a personagem mais básica que alguém poderia encontrar e isso só por si é algo bastante incomum. 

Outro ponto que torna o livro tão interessante é que este é uma sátira aos romances góticos que na altura tanto se liam. Neste caso a personagem principal é dona de grande imaginação e deixa-se influencia por aquilo que lê, quando na realidade o que acontece nas novelas góticas dificilmente irá acontecer na realidade.

Mas o que sem sombra de dúvida mais me agradou foi o facto de a autora falar directamente com o leitor durante toda a narrativa. A autora dirige-se ao leitor com explicações e desde o início que o seu discurso é extremamente irónico e sarcástico. Não é que nos livros anteriores tal não acontecesse, mas era um humor mais requintado e aqui dá um tom gozão à história.

Não posso deixar de referir as personagens secundárias. A que mais se distingue é sem dúvidas Isabella, com a sua personalidade traiçoeira e interesseira que facilmente é percebida pelo leitor, mas que a nossa personagem principal leva algum tempo a perceber devido ao facto de ser tão inocente. Inocência essa que vai sendo perdida ao longo da história. Outro ponto a favor da Catherine é o facto de ser uma possa com valores e com um sentido de honra apurado. Gostei bastante destas suas características.

Mais um livro de que gostei bastante. É continuar a ler a autora, pois acredito que dificilmente sairei desapontada.

Sem comentários:

Enviar um comentário