segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Opinião - Stars Above


Ficha Técnica:
Autor: Marissa Meyer
Série: The Lunar Chronicles, #0.5, #0.6, #1.5, #3.1 e #3.6
Páginas: 400
Editor: Feiwel & Friends
ASIN: B00Z65S3NU

Sinopse:
The Keeper: A prequel to the Lunar Chronicles, showing a young Scarlet and how Princess Selene came into the care of Michelle Benoit.

Glitches: In this prequel to Cinder, we see the results of the plague play out, and the emotional toll it takes on Cinder. Something that may, or may not, be a glitch….

The Queen’s Army: In this prequel to Scarlet, we’re introduced to the army Queen Levana is building, and one soldier in particular who will do anything to keep from becoming the monster they want him to be.

Carswell’s Guide to Being Lucky: Thirteen-year-old Carswell Thorne has big plans involving a Rampion spaceship and a no-return trip out of Los Angeles.

After Sunshine Passes By: In this prequel to Cress, we see how a nine-year-old Cress ended up alone on a satellite, spying on Earth for Luna.

The Princess and the Guard: In this prequel to Winter, we see a young Winter and Jacin playing a game called the Princess and the Guard…

The Little Android: A retelling of Hans Christian Andersen’s “The Little Mermaid,” set in the world of The Lunar Chronicles.

The Mechanic: In this prequel to Cinder, we see Kai and Cinder’s first meeting from Kai’s perspective.

Something Old, Something New: In this epilogue to Winter, friends gather for the wedding of the century…

Opinião:
Estava algo ansiosa para deitar as mãos a esta beleza. Depois do final que tivemos Winter esta antologia é a cereja no topo do bolo. Não só dá a possibilidade ao leitor de poder ter em mãos todos os contos anteriores como ainda tem direito a 5 contos novinhos em folha acerca dos nosso adorados personagens. Ainda por cima sendo o último conto relativo ao casamento do século é de esperar grande ansiedade da parte dos leitores.

Podem encontrar as opiniões relativas aos contos já editadas clicando sobre o título dos mesmos na sinopse. Só não tenho a opinião do Glitches porque na altura ainda não tinha o blog, e como não reli o conto também não poderei dar uma opinião apropriada.

Passando agora para os contos novos. Basicamente estes mostram-nos acontecimentos já conhecidos, mas com mais detalhe, mais realismo. O 1º, 5º e 6º contam episódios da vida de Scarlet, Cress e Winter. Contudo o conto de Scarlet não se foca tanto nela como seria de esperar. É verdade que ficamos a conhecer mais do que a tornou o que é, como é que desenvolveu a sua destreza com armas, o porquê de ter uma personalidade tão forte, mas o conto em si foca-se mais na sua avó e de como esta lidou com o aparecimento de Selene. A única coisa que me desagradou neste conto foi ter sentido que a personagem da avó se encontrava "apagada". Depois de tudo aquilo que ouvi acerca desta esperava uma personalidade mais rezingona e inesquecível. Em contrapartida adorei ver uma jovem Scarlet cheia de vida e determinação.

Os contos da Cress e da Winter focam-se cada um na respectiva personagem. No caso da Cress é-nos contextualizada a sua vida sendo que posteriormente nos é contado o episódio em que esta vai viver para o satélite. Se já tinha sido triste saber o que tinham feito à Cress pior foi vivê-lo completamente. Acontecer a uma criança sonhadora, cheia de amor, alegria e vontade de agradar, alguém que acredita e espera o melhor, o que aconteceu a Cress é de partir o coração a qualquer pessoa.

Quanto ao conto da Winter, este mostra-nos também um episódio mencionado durante os livros, o motivo pelo qual a Winter deixou de usar o seu glamour. Foi difícil ver a Winter perder a sua inocência. Desde pequena que a Winter acreditava que poderia usar as suas capacidades para fazer o bem, para ajudar os outros. Quando descobre que aquilo que julgava ser o seu maior feito, afinal foi o seu maior erro, fica completamente estilhaçada e recusa-se a voltar a usar a sua capacidade para influenciar os outros, aceitando as consequência que daí advém. Ficamos ainda a saber como é que a Winter realmente ganhou as cicatrizes que têm na cara, e só posso dizer que foi de uma coragem extrema aquilo que ela fez. Posso dizer que senti orgulho na sua coragem e perseverança. Claro que as decisões de Winter acabam por afectar Jacin e aqui vê-mos como é que ele chegou ao posto de guarda que ocupava durante a série.

No oitavo conto a autora conta-nos o episódio em que o Kai e a Cinder se conhecem, mas desta vez do ponto de vista do Kai. Adorei ficar a conhecer os acontecimentos do seu ponto de vista. Achei que ele tem uma maneira de se aperceber do que o rodeia de uma forma bastante singular e isso agradou-me. Ao mesmo tempo adorei ver a sua reacção inicial à Cinder e o facto de que desde o início que houve algo que o atraiu nela, a sua personalidade. Fiquei contente por ter tido a oportunidade de ver como ela admira a Cinder, mesmo antes de se envolverem.

Quanto ao último conto, não vou falar muito acerca dele porque o que interessa é mesmo lê-lo. É aí que está a piada. Não vou dizer qual o casal que se casa, mas posso dizer que fiquei surpreendida com a escolha. Se bem que se pensar no assunto a escolha é um pouco óbvia tendo em conta o ponto de situação em que ficaram as coisas no final do Winter. Ao mesmo tempo que celebramos um casamento cheio de peripécias e bons momentos ficamos a conhecer um pouco do que tem sido feito destes personagens desde que se separaram e foi bom ver como as coisas melhoraram. Posso dizer que gostava um dia de ler um conto passado bem mais à frente no tempo, onde fosse possível ver os filhos dos diferentes casais. Adoraria ver um filho do Thorne, principalmente se ele fosse parecido com o pai. Provavelmente isto é sonhar alto de mais, mas há sempre esperança.

Resumindo, esta antologia é um bom complemento à série. Deixa-nos ver episódios da história dos personagens que tinham sido referidos anteriormente, mas que nunca foram aprofundados. Ao mesmo tempo o último conto serve como epílogo para os leitores que preferem uma história em que seja possível ver como as coisas correm no futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário