segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Opinião - Where She Went

Ficha Técnica:
Autor: Gayle Forman
Série: If I Stay, #2
Páginas: 297
Editor: Speak
ASIN: B004H4XDBI

Sinopse:
It's been three years since the devastating accident . . . three years since Mia walked out of Adam's life forever.

Now living on opposite coasts, Mia is Juilliard's rising star and Adam is LA tabloid fodder, thanks to his new rock star status and celebrity girlfriend. When Adam gets stuck in New York by himself, chance brings the couple together again, for one last night. As they explore the city that has become Mia's home, Adam and Mia revisit the past and open their hearts to the future - and each other.

Told from Adam's point of view in the spare, lyrical prose that defined If I Stay, Where She Went explores the devastation of grief, the promise of new hope, and the flame of rekindled romance.

Opinião:
Se esperava gostar tanto deste livro como gostei? Nem por sombras! Apesar de já ter ouvido dizer que este era melhor que o anterior não estava à espera de o achar tão profundo como achei. Se não fosse pelas últimas páginas do livro acho que o livro teria sido perfeito.

A história passa-se três anos depois do acidente de Mia. Vamos encontrar um Adam famoso devido às suas músicas e à sua banda. Contudo este Adam não é nada daquilo que esperaríamos. Não é uma pessoa a quem a música continue a trazer felicidade e o seu sonho transformou-se num pesadelo. A realidade é que Adam está completamente arrasado psicológica e sentimentalmente desde que Mia o deixou.

Uma vez mais a história passa-se em cerca de 24h. Inicialmente vemos o que aconteceu a Adam e Mia depois do acidente e como é que se separaram, apesar de nem o próprio Adam o perceber muito bem. A verdade é que o desaparecimento de Mia deixou um vazio em Adam que este nunca conseguiu apagar. Enquanto que ele esteve lá para a Mia a verdade é que ninguém esteve lá para o apoiar depois de ele perder Mia e a família dela.

A dor do Adam e as suas incertezas tocam o leitor de uma maneira especial. Acho que a autora soube dar voz a tudo aquilo que se passa com ele. É fácil sentir a sua desorientação, o seu receio. O medo de não saber o que aconteceu e se terá sido ele que errou. Ao mesmo tempo foi gratificante vê-lo a ultrapassar grande parte daquilo que o impedia de seguir em frente depois de ter reencontrado Mia. Assim que se encontram dá para perceber que Mia ainda tem sentimentos por Adam e o tempo inesperado que passam juntos serve para que Adam se possa purgar de todos os pensamentos negativos e de todos os porquês que o assolam.

Este poderia ser um livro lamechas e deprimente, mas a verdade é que não o é. Achei bastante reais as dificuldades que o Adam sente, e o seu estado de espírito não será alheio a grande parte das pessoas. Foi fácil relacionar-me com ele, compreendê-lo e aceitar as suas limitações.

A única coisa que me desagradou um pouco foi o facto de, após o reencontro e de o Adam finalmente aceitar o papel que teve que desempenhar na recuperação da Mia, estes ficarem juntos. Três anos é bastante tempo, as pessoas mudam. Como é que ambos podem ter a certeza que gostam realmente um do outro? Como é que podem saber que aquilo que amam não é uma versão do passado que já não existe? Acho que a autora poderia ter demorado um pouco mais de tempo a juntá-los, deixá-los voltarem-se a conhecer e aproximar aos poucos. Acho que teria preferido um final um pouco mais aberto, em que o Adam se reencontrasse e ficássemos com a ideia de que eventualmente ele e a Mia pudessem voltar a ficar juntos.

De qualquer modo foi um livro que me surpreendeu bastante e que adorei. Acredito que será uma das melhores surpresas do ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário