sábado, 5 de março de 2016

Opinião - Lord of Chaos

Ficha Técnica:
Autor: Robert Jordan
Série: Wheel of Time, #06
Páginas: 1011
Editor: Thor
ASIN: 0812513754

Sinopse:
n this sequel to the phenomenalNew York Times bestseller The Fires of Heaven, we plunge again into Robert Jordan's extraordinarily rich, totally unforgettable world: On the slopes of Shayol Ghul, the Myrddraal swords are forged, and the sky is not the sky of this world; In Salidar the White Tower in exile prepares an embassy to Caemlyn, where Rand Al'Thor, the Dragon Reborn, holds the throne--and where an unexpected visitor may change the world.... In Emond's Field, Perrin Goldeneyes, Lord of the Two Rivers, feels the pull of ta'veren to ta'veren and prepares to march.... Morgase of Caemlyn finds a most unexpected, and quite unwelcome, ally....And south lies Illian, where Sammael holds sway....

Opinião:
27. 27 dias foi o tempo que levei a ler este livro. Não me recordo de ter levado mais que uma semana  a ler livros deste tamanho desde à bastante tempo para cá. 27 dias. Neste momento ainda fico em choque de cada vez que me lembro de quanto tempo levei para conseguir terminar este livro. E o que mais me assusta é o facto de me lembrar perfeitamente que adorei os anteriores.

Antes de mais não posso deixar de confessar que um dos maiores problemas que tive com esta leitura foi o facto de ter lido o livro anterior à cerca de 6 anos atrás. Não me recordava de praticamente nada da história nem dos personagens e as suas relações. Neste momento existem algumas relações e personagens das quais já me lembro, mas no geral ainda se encontra tudo muito vago. E isto dito após 1011pág. Lembro-me de como as coisas funcionam para as personagens principais (após muita pesquisa), mas existem muitas personagens secundárias que contribuem para a história e das quais não tenho recordações do que estão lá a fazer. Ao mesmo tempo tenho grandes problemas com os Forsaken. São mais que as mães e estou sempre a perder-lhes o fio à meada. Principalmente porque sou péssima com nomes...

Tudo o descrito anteriormente serviu para que me custasse a entrar na história. Podemos ainda aí adicionar longas páginas de nada com coisa nenhuma. Com isto quero dizer que apenas nas últimas 400pág do livro é que aconteceu algo de interessante e relevante que me fez ficar agarrada à história e curiosa por saber o que vai acontecer a seguir. Outra coisa que me cansou solenemente foi as inúmeras descrições. Não que tenha problemas com descrições visto que estas são importantes, mas o autor passa a vida a descrever as mesmas características acerca dos diferentes personagens e chega a uma altura em que isso satura.

Para finalizar não consigo engolir a ideia de que três mulheres estão apaixonadas pela Rand e que ele as ame às três da mesma maneira... Tudo bem que ele é Ta'veren, mas acho a situação um bocado irreal e uma grandessíssima parvoeira da parte do autor. De qualquer modo tento não pensar muito nisso. Mais um ponto que me ia esquecendo, achei a maneira como o autor escolheu para contar a história um pouco estranha e insatisfatória. Há alturas em que aparecem imensos capítulos sobre determinados personagens e o que lhes está a acontecer para de repente deixarem de fazer parte da narrativa e serem completamente esquecidos.

De qualquer modo o livro não foi só coisas más. No geral não me impressionou e provavelmente não leria mais nada do autor se não tivesse os livros cá por casa, mas não posso negar de que realmente gostei das últimas 400pág e que adoro a Nynaeve e a Egwene. O Mat também não está nada mal, bem como a Siuan. Senti alguma falta da Moiraine, mas espero que ela apareça brevemente. Custa-me a acreditar que ela esteja realmente morta.

Eventualmente não vou voltar a pegar em Jordan tão cedo. Conto ler pelo menos mais um livro dele este ano, mas não deverá ser assim tão cedo. Só espero que as coisas melhorem.

Sem comentários:

Enviar um comentário