quinta-feira, 24 de março de 2016

Opinião - A Quinta dos Animais

Ficha Técnica:
Autor: Geroge Orwell
Título Original: Animal Farm: A Fairy Story
Páginas: 160
Editor: Antígona
ISBN: 9789726081975
Tradutor: Paulo Faria

Sinopse:
Esta nova tradução de Animal Farm recupera o título original, contrariamente às edições anteriores, que adoptaram os títulos panfletários O Porco Triunfante e - o mais conhecido - O Triunfo dos Porcos.

À primeira vista, este livro situa-se na linhagem dos contos de Esopo, de La Fontaine e de outros que nos encantaram a infância. Tal como os seus predecessores, Orwell escreveu uma fábula, uma história personificada por animais. Mas há nesta fábula algo de inquietante. Classicamente, atribuir aos animais os defeitos e os ridículos dos humanos, se servia para censurar a sociedade, servia igualmente para nos tranquilizar, pois ficavam colocados à distância, "no tempo em que os animais falavam", os vícios de todos nós e as sua funestas consequências. Em A Quinta dos Animais o enredo inverte-se. É a fábula merecida por uma época - a nossa época - em que são os homens e as mulheres a comportar-se como animais.

Opinião:
A Quinta dos Animais pretende ser uma representação do governo de Estaline. Sou sincera quando digo que esta representação em si me passa um pouco ao lado. História nunca foi o meu forte e por isso todos acontecimentos que se pode considerar serem de grande escala me passam algo ao lado. Eu sei, shame on me. De qualquer modo o livro tem pelo menos dois prefácios, uma nota do tradutor e pelo menos dois textos que em si ajudam a contextualizar a obra bem como as intenções do autor. Se por um lado considero que estes textos me ajudaram a perceber de onde é que veio o desejo de escrever esta fábula e as convicções de Orwell, por outro não precisava de nada disto para perceber a verdade que Orwell nos tenta mostrar.

Basicamente é-nos apresentada uma fábula em que os animais que vivem na quinta fartos de serem maltratados pelo homem e a após serem incitados pelo sonho de um porco sábio decidem rebelar-se contra os humanos. Assim sendo expulsam-nos da quinta e decidem que doravante serão os animais a tomar conta da quinta. São estabelecidas uma série de regras que todos os animais deverão cumprir. Como por exemplo a igualdade entre todos os animais. Claro que ao início é tudo muito bonito, mas aos poucos as coisas começam a mudar e é isso que se torna assustador.

Os porcos tomam conta de tudo e passam a dominar e escravizar os outros animais tal como o Sr. Reis o fazia. E é assustador ver como os animais o aceitam pois com certeza que antigamente as condições eram piores, pelos menos é o que os porcos dizem, pois eles têm sempre razão. Afinal são mais inteligentes. É realmente perturbador ver como os acontecimentos que vão ocorrendo na quinta podem ser tão facilmente transpostos para o dia-a-dia da humanidade. Como é fácil deixarmo-nos enganar por aquilo que acreditamos ser uma realidade melhor, sem nunca colocar nada em questão. Como é fácil esquecer como as coisas eram anteriormente e acreditar que as coisas anteriormente eram piores só porque nos dizem que neste momento estamos bem. Quando o ser humano se vê numa situação complicada, quão fácil é para um tirano depor um tirano e fazer-nos acreditar que a sua tirania é melhor. Tirania é tirania, não existe melhor ou pior.

Esta é uma fábula que todos devíamos ler. Por aquilo que representa, pelo quão bem escrita é. A Quinta dos Animais é um livro que se mantém actual a todos os níveis que interessa.

Sem comentários:

Enviar um comentário