domingo, 22 de maio de 2016

Opinião - Tony Chu, Detective Canibal Vol I e II

Ficha Técnica:
Autor: John Layman
Ilustrador: Rob Guillory
Título Original: Taster's Choice Vol I, International Flavour Vol II
Páginas: 128
Editor: G Floy
ISBN: 9788791630873 e 9788791630927
Tradutor: José Hartvig de Freitas

Sinopse:
Vol I, Ao Gosto do Freguês:
Tony Chu é um detective com um segredo. Um segredo muito estranho. Tony Chu é cibopático, o que significa que consegue sentir impressões psíquicas daquilo que come. Mas também significa que é um detective absolutamente fantástico... desde que não se importe de mordiscar o corpo das vítimas de homicídio para perceber como e por quem elas foram assassinadas!

Chew foi uma das maiores surpresas recentes no mundo da banda desenhada, uma série independente que atingiu uma popularidade sem precendentes, com a sua mistura de ambiente policial, paranóia e conspiração, paranormal e humor negro. Com argumento de John Layman e arte de Rob Guillory, Chew é um dos mais premiados comics da actualidade. Venceu dois prémios Eisner - em 2010 como Melhor Nova Série, e em 2011 como Melhor Série em Continuação - e dois Prémios Harvey - para Melhor Novo Talento e Melhor Nova Série, em 2010. Tinha também sido já escolhido pela MTV como Melhor Nova Série de 2009.


Vol II, Sabor Internacional:
O detective cibopata Tony Chu – que consegue obter impressões psíquicas de tudo o que come – tem um novo caso em mãos. Uma fruta recém-descoberta, que depois de cozinhada fica a saber incrivelmente a frango, leva Chu a uma pequena ilha do Pacífico, uma ilha cheia de intrigas, segredos... e homicídio!

O regresso de uma das mais divertidas séries de banda desenhada de sempre, as aventuras do Detective Canibal Tony CHU, mas agora ainda mais intensas e enlouquecidas. CHU é o filho mutante do espírito Marvel dos anos 60 e das séries policiais modernas. É difícil imaginar que uma série cuja premissa é a de um detective que consegue ver na sua mente os pensamentos de tudo o que come, incluindo cadáveres, num mundo distópico em que o frango foi banido, possa alguma vez ser CHATA... mas o volume 2 carrega no acelerador e faz explodir a série: temos cyborgs, temos vampiros e assassinos a soldo, temos uma fruta bizarra que parece um ananás e sabe a frango, e a história segue em frente!

Sabor Internacional é o segundo volume da série bestseller do New York Times, um novo capítulo desta saga divertida e negra sobre polícias, bandidos, cozinheiros, canibais e poderes paranormais!

Opinião:
Como? Mas como é que é possível que me tenha mantida ignorante do quão fantástico é Tony Chu durante tanto tempo? Depois de ter começado a única coisa que desejo é já ter os livros todos em minha posse para os poder ler de uma assentada. Infelizmente não é isso que acontece, mas espero ter os Vol III e IV o mais brevemente possível e depois disso será a tortura até sair o Vol V.

Tony Chu é um cibopata, uma pessoa capaz de receber impressões psíquicas de tudo o que come, excepto beterrabas. Estes seus "poderes" vêm mesmo a jeito na sua profissão de detective, pois permitem-lhe resolver determinados casos que de outro modo pareciam não ter solução. A trama central está relacionada com frangos e com a proibição que existe de se comer esta carne devido a uma suposta pandemia. Se acham que a premissa é estranha têm razão. Mas a verdades é que fizeram-na funcionar tão bem que é um verdadeiro regalo para a mente ler cada um destes livros.

No primeiro Vol ficamos a conhecer Tony Chu e é-nos contextualizada a história. Também ficamos a conhecer quem será o vilão principal, e deixem-me que vos diga, ele é um badass do mais alto nível e eu adoro-o por causa disso. Quanto ao segundo Vol., começa-se a adensar a trama e ficamos a conhecer um pouco mais o impacto que a proibição do consumo de carne de frango está a ter na sociedade. Ao mesmo Tony começa a enveredar pelo caminho, que me paree, vai levá-lo à resolução do que realmente aconteceu.

Mas atenção, não é apenas a história que é bastante interessante. Os próprios personagens estão muito bem caracterizados, são donos de uma personalidade muito própria e o tipo de desenho encaixa perfeitamente com os personagens e os acontecimentos. Assim sendo os desenho são extremamente expressivos, transmitindo ao leitor tantas ou mais emoções do que os acontecimentos e os diálogos. Quanto aos personagens, o Tony Chu é um personagem cheio de nuances que ao início parece ser mais do tipo detective certinho, mas que ao longo da história vai evoluindo. Ele começa a aceitar melhor as suas capacidades, torna-se mais determinado e começa a aceitar determinados riscos que no início não o veríamos a aceitar. Mas não é só o Chu que é bastante interessante, o companheiro dele tem uma personalidade bastante extrovertida e despreocupada na medida em que não se preocupa com as consequências. Quando os dois estão juntos é impossível ficarmos indiferentes.

E como não podia deixar de ser Tony Chu não é o único com um poder especial, existem vários personagens que têm determinadas características relacionadas com a comida e toda as percepções que envolvem comer. Temos, ou espero que venha a ser, a namorada do Chu, que tem a capacidade de descrever perfeitamente qualquer coisa que coma, seja ela boa ou má (e que diga-se de passagem tem uma personalidade bastante peculiar). Também já nos foi apresentado um outro personagem que tem a capacidade de através daquilo que cozinha transmitir aquilo que quer dizer, seja uma frase, um poema, uma peça de teatro, uma música, as pessoas que comem estas criações percebem perfeitamente aquilo que o seu criados está a tentar dizer, visto que o mesmo não tem a capacidade da fala.

Acredito que muitos mais personagens peculiares vão aparecer e que a história se irá tornar cada vez mais interessante. Quero ver o que aí vem e o que vai acontecer da próxima vez que Chu se encontrar com o vilão. Ao mesmo tempo quero ver os personagens e as suas relações começarem a evoluir. Estará para breve continuar a ler esta série fantástica.

2 comentários:

  1. Já tenho esses dois volumes em casa ao tempo para os ler, mas sei que quando começar também vou querer ler tudo de uma vez por isso tenho estado a adiar!! Mas depois da tua review ainda fiquei com a curiosidade mais aguçada! Acho que não vou resistir por muito mais tempo :)

    beijinhos e lê muito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não deves resistir por muito mais tempo porque é um crime! ;)

      Eliminar