domingo, 14 de agosto de 2016

Opinião - Defending Taylor

Ficha Técnica:
Autor: Miranda Kenneally
Série: Hundred Oaks, #7
Páginas: 304
Editor: Sourcebooks Fire
ASIN: B01BX1PIPQ

Sinopse:
There are no mistakes in love.

Captain of the soccer team, president of the Debate Club, contender for valedictorian: Taylor's always pushed herself to be perfect. After all, that's what is expected of a senator's daughter. But one impulsive decision-one lie to cover for her boyfriend-and Taylor's kicked out of private school. Everything she's worked so hard for is gone, and now she's starting over at Hundred Oaks High.

Soccer has always been Taylor's escape from the pressures of school and family, but it's hard to fit in and play on a team that used to be her rival. The only person who seems to understand all that she's going through is her older brother's best friend, Ezra. Taylor's had a crush on him for as long as she can remember. But it's hard to trust after having been betrayed. Will Taylor repeat her past mistakes or can she score a fresh start?

Opinião:
Apesar de não ter gostado nada dos livros iniciais da autora, a verdade é que neste momento assim que sai um livro novo desta série eu leio-o no imediato. Esta autora é, sem dúvida, uma da que para mim teve uma maior evolução a nível da escrita, tanto o modo como conta a história como a caracterização de personagens e afins.

Neste livro voltamos à principal linha condutora desta série. Uma personagem feminina que adora desporto, neste caso futebol. Foi agradável voltar a encontrar uma personagem que adora desporto, foi quase como um regressar a casa para esta série. Falando agora de Taylor, ela é filha de um senador e por isso supostamente teria uma vida privilegiada. Contudo não é isso que acontece. Taylor sempre teve que lutar com unhas e dentes por aquilo que queria, o seu pai Senador nunca lhe deu nada de mão beijada. E agora as coisas ainda ficaram piores. Taylor é apanhada com comprimidos que não lhe foram prescritos e por isso é expulsa da escola, ao mesmo tempo a situação é divulgada em todos os meios de comunicação e mais alguns, fazendo com que toda a gente olhe para ela de lado. Como consequência Taylor tem que lutar por si mesma e aprender a seguir em frente.

Apesar de Taylor ser apanhada com os comprimidos, a verdade não é bem o que parece. Contudo serve para abordar um problema que cada vez mais se encontra. A necessidade de se ser perfeito, de se ter boas notas, de trabalhar a 200%. Todas estas situações levam o corpo e a cabeça à exaustão e será por isso que muitos jovens acabam por optar por ajudas menos legais. A culpa é da sociedade em que vivemos, e depois ainda somos julgados se cometemos uma falhar em vez de sermos apoiados.

Todas estas situações levaram a momentos bastante tensos e complicados. Tanto entre a Taylor e a sua família, como entre a Taylor e o mundo exterior. A nível da família a situação torna-se complicada porque Taylor sente que os desiludiu, mas ao mesmo tempo sente que ninguém compreende o porquê de ela o ter feito. Ninguém lhe pergunta como está, nem se preocupa com as repercussões que determinadas acções podem ter para a sua vida, preocupando-se apenas com a reeleição do seu pai como Senador. A nível de pessoas externas, a Taylor muda-se para uma escola nova onde é julgada por toda a gente. Apesar de conseguir entrar para a equipa de futebol as coisas não são como deviam, e ela continua a sentir-se isolada. Se bem que aos poucos novas amizades vão sendo feitas, mesmo a contragosto.

Não se pode deixar de falar do personagem masculino, o Ezra é um querido, apesar de também ter os seus problemas. Foi interessante ver como na alta sociedade algo tão "normal" como dislexia é visto como uma aberração, quase como sendo algo do demónio e como a incapacidade para a aceitação leva a que quase se destrua o futuro de alguém tão capaz e inteligente. À conta desta situação a Taylor é também obrigada a reavaliar as suas opções e aquilo que quer para o seu futuro.

No geral achei-o um livro bastante completo e bem escrito para o tipo de leitura que esperava. Tenho só que referir que fiquei um pouco desiludida no que respeita à situação com a equipa de futebol. Esperava que houvesse mais desenvolvimentos relativamente à mesma e que a autora dessa um final decente à situação que a Taylor vivi-a com a equipa, contudo de um momento para o outro a equipa foi esquecida e ficamos sem saber se as coisas melhoraram ou não. Também de referir que revimos alguns personagens, se bem que acho que me escapou algum porque sou péssima com nomes e relações de parentesco.

Não posso deixar de referir a short story no final, acerca da Jordan em que ela é finalmente pedida em casamento e em que ficamos a saber um pouco mais acerca do tempo em que ela e o Henry estiveram separados. Um conto super fofo que adorei ler.

Sem comentários:

Enviar um comentário