quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Opinião - Tokyo Ghoul Vol. 1 & 2

Ficha Técnica:
Autor: Sui Ishida
Título Original: 東京喰種トーキョーグール (Tōkyō Gūru)
Série: Tokyo Ghoul #1 e #2
Páginas: 224 e 208
Editor: Devir
ISBN: 9789895592845 e 9789895592852
Tradutor: Inês Rocha Silva

Sinopse:
Volume 1:
O tímido Kaneki Ken consegue marcar um encontro com a bela Rize… cujo interesse por ele não é o esperado.
O destino de Ken altera-se drasticamente.
Ele vai descobrir a sociedade Ghoul e novos poderes que terá de aprender a controlar…

Volume 2:
Sem conseguir ignorar a sua humanidade, mas igualmente incapaz de suprimir a fome Ghoul, Kaneki refugia-se na comunidade Ghoul para tentar adaptar-se à sua nova condição.

Mas, rapidamente se vê confrontado com os inimigos mortais dos Ghoul…

Opinião:
Esta é a primeira vez que resolvo escrever, aqui no blogue, uma opinião a um mangá (banda desenhada japonesa). É um tipo de leitura que gosto muito e que faço com frequência, mas que raramente me dá vontade de escrever mais do que duas linhas de opinião. No entanto, isso é algo que vou tentar mudar, pois são livrinhos que merecem mais divulgação no nosso país e assim sendo, aqui vai disto!

Tokyo Ghoul é um mangá que já tinha debaixo de olho há uns tempos e que assim que me decidi a comprá-lo em inglês, a editora Devir anuncia a sua publicação em Portugal. Bom, como fiel seguidora que sou das suas publicações, no que a este estilo literário diz respeito, escusado será dizer que optei por fazer a colecção em português, que num curto período de tempo já conta com os dois primeiros volumes publicados e com o terceiro a caminho.

Esta obra de Sui Ishida tem um traço de desenho fantástico que gostei imenso e é destinada a leitores maduros devido ao seu conteúdo mais dark. A história passa-se na cidade de Tóquio no Japão, não exactamente aquela que se conhece, mas uma onde impera antes uma realidade alternativa: os ghouls existem e vivem disfarçados entre os humanos, que estão conscientes desse facto. Os ghouls, são seres com a aparência de um humano normal, que quando se transformam ostentam uns olhos de cor vermelha e negra, ao mesmo tempo que exibem um órgão predatório, estilo cauda/garra, denominado Kagune, que usam para combater e caçar. Possuem uma força e resistência muito superior à de um ser humano, são mais velozes e têm a capacidade de se regenerar. No entanto alimentam-se exclusivamente de carne humana, e qualquer outro alimento é-lhes intragável, exceptuando, curiosamente o café.

Estes dois primeiros volumes são, como seria de esperar, muito introdutórios e estão, na minha opinião, muito bem conseguidos. Com estes livros ficamos a conhecer Kaneki, um jovem caloiro universitário (humano), de personalidade introvertida, cujo maior hobbie é a leitura. É um rapaz tímido, com pouco jeito para as raparigas, e que graças a uma, no decorrer de poucas páginas vê a sua vida ser virada do avesso de forma irreversível. Kaneki fica entre a vida e a morte e graças a um transplante de órgãos torna-se meio ghoul.

Gostei muito da premissa desta obra, do mundo de sombras dos ghouls, de ver que nem todos eles são puramente maus e que existem alternativas às caçadas, como os frequentadores do Anteiku nos demonstram no 2º volume. Que nem sempre os humanos são a presa, como nos prova a Comissão Anti-Ghoul (CAG) e que estes "Pombos" podem ser bem cruéis e gerar verdadeiros banhos de sangue, tal como um ghoul esfomeado. 

Em suma, posso dizer que adorei esta leitura, Tokyo Ghoul cativou-me e mal posso esperar por saber mais detalhes deste mundo criado por Sui Ishida e continuar a acompanhar o percurso de Kaneki, Toka, Hinami e tantos outros. Posto isto, resta-me aguardar ansiosamente pela publicação de mais um incrível volume das edições Devir.


Sem comentários:

Enviar um comentário