sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Opinião - On Immunity: An Inoculation

Ficha Técnica:
Autor: Eula Biss
Páginas: 216
Editor: Graywolf Press
ASIN: B00KUY4D7W

Sinopse:
Why do we fear vaccines? A provocative examination by Eula Biss, the author of Notes from No Man’s Land, winner of the National Book Critics Circle Award

Upon becoming a new mother, Eula Biss addresses a chronic condition of fear—fear of the government, the medical establishment, and what is in your child’s air, food, mattress, medicine, and vaccines. She finds that you cannot immunize your child, or yourself, from the world.
In this bold, fascinating book, Biss investigates the metaphors and myths surrounding our conception of immunity and its implications for the individual and the social body. As she hears more and more fears about vaccines, Biss researches what they mean for her own child, her immediate community, America, and the world, both historically and in the present moment. She extends a conversation with other mothers to meditations on Voltaire’s Candide, Bram Stoker’s Dracula, Rachel Carson’s Silent Spring, Susan Sontag’s AIDS and Its Metaphors, and beyond. On Immunity is a moving account of how we are all interconnected—our bodies and our fates.

Opinião:
Este livro não era propriamente aquilo de que estava à espera. Na minha cabeça este seria um livro mais virado para o científico, escrito com termos científicos, e contaria a história da vacinação, debateria os seus prós e contras de uma maneira objectiva e racional. Contudo não foi isso que aconteceu. Não digo que não tenha gostado do livro, porque na realidade até gostei bastante. Apesar de o livro ser escrito por uma mãe com as suas próprias dúvidas e incertezas nota-se que a autora tentou ser imparcial e que se deu ao trabalho de aprofundar a história e os vários pontos de vista acerca da vacinação.

Gostei especialmente que a autora mostre ambas as frentes que se podem encontrar quando se fala de vacinação. Aquela que concorda e acha a vacinação importante e aquela que acha que a vacinação implica um intrusão no corpo o humano e acredita que a mesma leva ao despoletar de determinadas doenças. A autora fala também do que é chamada a herd imunnity e de como os nossos corpos não nos pertencem só a nós. Afinal de contas as decisões que tomamos relativas ao nosso corpo pode influenciar o que acontece aos outros. O corpo não é um sistema isolado, pensarmos que sim é estamos a ser egoístas.

A maneira como a autora aborda todas estas questões e mais algumas é em forma de ensaio, sempre com uma espécie de ensaio que remonta à sua experiência pessoal, ou através do facto de ter sido mãe, ou através do facto de o seu pai ser médico. O livro está ainda cheio de metáforas, metáforas essas que vão sendo descomplicadas. A que mais é usada é a do Drácula, o que a certa altura me irritou um pouco, mas de qualquer maneira achei interessante as comparações que a autora faz entre a maneira como as pessoas viam o Drácula e como viam as doenças. Outro ponto bastante interessante é o facto de que as pessoas têm mais tendência para duvidar daquilo que lhes é demonstrado de forma racional do que das suas próprias crenças, mesmo que estas não tenham qualquer tipo de fundamento.

Sem dúvida um dos aspectos que mais gostei neste livro foi de perceber ou a tentativa da autora de tentar perceber como é que o cérebro humano funciona quando se fala de doenças e de imunização.

Sem comentários:

Enviar um comentário