sábado, 1 de abril de 2017

Opinião - Mors Tua, Vita Mea: A tua morte, a minha vida

Ficha Técnica:
Autor: Vanessa Santos
Páginas: 540
Editor: Chiado
ISBN: 9789895130771

Sinopse:
Sou a Sara, e estou agoniada, desesperada, com suores frios, o mundo ganhou profundidade, está calor, não, é frio, estou tonta. Tirem-me daqui, por favor.
É assim que se inicia o relato de Sara, a rapariga mais comum da cidade de Leiria. É-lhe transmitido pelo seu chefe um segredo de família que lhes trará dificuldades e mudanças.
Em pouco tempo, Sara verá a sua vida dar uma volta de 180º, viverá momentos de pânico, medo e de pura paixão.
Trata-se de um relato divertido, que descreve o desenrolar da trama de uma forma leve, dando a conhecer o ponto de vista de uma jovem na casa dos vinte anos e no auge da sua imaginação, descrevendo as cenas que vive com à vontade e humor.

Opinião:
O ano passado fui contactada pela Vanessa que me perguntou se gostaria de ler o seu livro para posteriormente lhe dar a minha opinião. Infelizmente colocaram-se outras coisas pelo meio e só agora tive oportunidade de ler o seu livro.

Houve pontos positivos e pontos negativos acerca do livro. A maior parte dos pontos negativos têm sem dúvida a ver com a fraca ou inexistente revisão do livro. Se isso me incomodou? Sem dúvida. Contudo tentei ter uma mente aberta e ignorar a quantidade astronómica de gralhas. Tentei focar-me essencialmente nas história em si, nas personagens e afins.

Sem dúvida que o pior foi mesmo a revisão. O facto de não ter existido uma revisão prejudicou o livro em vários sentidos. O mais óbvio é sem dúvida o facto de existirem milhentas gralhas ao longo de todo o livro. Palavras mal escritas, acentos ao contrário ou inexistência dos mesmos. Frases com construções estranhas, enfim. Aquelas coisas que fazem com que o leitor muitas vezes desista de um livro. Contudo chegou a um momento em que acabei por me conseguir abstrair desses erros, eventualmente porque o meu cérebro ficou tão habituado que deixou de ligar àquilo que via.

Outros aspectos em que a revisão teria ajudado foi nas construção e organização da história. O primeiro capítulo tem cerca de 250 páginas, o que é impensável em qualquer história. Detectei ali vários sítios onde a autora poderia ter quebrado a narrativa para terminar e iniciar outro capítulo, mas não o fez. Para mim a extensão capítulo irritou-me solenemente visto que gosto de ler livros por capítulos. É mais fácil para me focar  na história, ajuda-me a avançar na leitura e mais uns quantos benefícios. Tendo em conta que este capítulo é enorme muitas das vezes fazia-me sentir que não saía do mesmo sítio. Ao mesmo tempo a Sara é uma personagem que gosta bastante de divagar e de nos contar histórias do seu passado. Por um lado gostei bastante destes momentos porque nos mostram melhor que tipo de pessoa ela é, mas por outro podem tornar-se algo aborrecidos em demasia. Estes dois aspectos aliados poderiam ter levado a que me sentisse extremamente aborrecida durante a primeira metade do livro. A verdade é que isso não aconteceu. A Sara é uma personagem bastante cativante e interessante, cheia de genica e desenrascada apesar de completamente desastrada. Foi essencialmente a sua personalidade que salvou o livro, bem como a história que até é interessante.

A escrita da autora em si também é agradável. Os diálogos entre personagens estão bem construídos, sem bem que tive alguns problemas ali com uns sms trocados, achei a troca lamechas de mais e detesto coisas lamechas sem necessidade. Quanto ao final da primeira parte, porque sim, o livro está dividido em duas partes com dois prólogos e afins o que não faz muito sentido, achei-o apressado. Sinceramente parecia que a Sara estava a ter uma alucinação porque foi tudo fácil e rápido de mais no final. Não parecia real. Juro que pensava que havia ali marosca qualquer dos maus. Mas não. As coisas ficaram mesmo resolvidas. Fiquei com um ar um bocadinho WTF?, mas pronto. Mais uma vez aqui penso que o problema foi mais pela falta de revisão. visto que não há muito a fazer quanto à inexperiência da autora.

Quanto à segunda parte do livro, bem... Antes de mais é um bocado idiota ter parte um e parte dois, até porque dá para perceber perfeitamente que era suposto serem dois livros em separado. E a realidade é que o leitor é apanhado de surpresa porque em lado nenhum é dado a entender que o livro é uma espécie de compilação. Enfim, mais uma vez terá sido um mau trabalho da editora que não se deu ao trabalho de guiar a autora. Não gostei tanto da segunda metade do livro como da primeira. Achei a história mais sóbria, principalmente porque o Cláudio é também mais sério. Contudo até mesmo nas partes em que a história é contada pelo ponto de vista da Sara achei que lhe faltava personalidade. Penso que se perdeu um pouco da essência da personagem entre a primeira e a segunda parte. Existe também mais pontos de vista nesta segunda parte do que na primeira. Se bem que dá outra dimensão à história, a verdade é que está pouco clara a passagem de uma personagem para a outra. Poderia haver ali uma sinalização qualquer de modo a que rapidamente o leitor conseguisse identificar a alteração. Não gosto muito de estar a ler e não estar a perceber muito bem o que estou a ler porque o meu cérebro ainda se está a aperceber que estou a ler a história de outro ponto de vista...

Mais uma vez não gostei muito do final, exactamente pelo mesmo motivo que anteriormente. Achei-o muito apressado e resolvido facilmente em vez de ser uma coisa com pés em cabeça.

Apesar de parecer que essencialmente só encontrei pontos negativos, a verdade é que até gostei do livro, mais do que aquilo que esperava. Acho que simplesmente é mais fácil falar daquilo que não gosto do que do que gosto. De uma maneira geral gostei bastante de Sara, a autora soube construir uma personagem interessante, se bem que perdeu um pouco o seu brio na segunda parte do livro. O mistério da história em si também é interessante, se bem que na segunda parte não é explicado o porquê de um dos vilões andar a perseguir Sara. E acho que esse esclarecimento era bastante importante. Gostei da escrita da autora e fiquei surpreendida com os diálogos, sou sincera quando digo que normalmente estou sempre à espera de ter problemas com os mesmos. Resumindo, acho que a Vanessa é uma autora com potencial, mas que infelizmente fez uma má escolha com a editora e que ficou a perder muito com isso. Espero que caso venha a publicar novo livro tenha mais sorte.

Sem comentários:

Enviar um comentário