segunda-feira, 10 de julho de 2017

Opinião - HIstória do Ladrão do Corpo

Ficha Técnica:
Autor: Anne Rice
Título Original: The Tale of the Body Thief
Série: The Vampire Chronicles, #4
Páginas: 416
Editor: Europa-América
ISBN: 9789721038127
Tradutor: Teresa de Sousa Gomes

Sinopse:
Lestat, vampiro, herói, sedutor consumado, cansado da busca que já dura há dois séculos para penetrar nos meandros da sua obscura existência, está desesperado por ser ver livre do pesadelo da sua imortalidade. Ansiando por renascer homem, por pensar, sentir e respirar como um mortal, Lestat empreende uma incursão apaixonada pela vida.

A forma como Lestat se torna novamente mortal e como descobre aquilo que já tinha esquecido - a angústia do ser humano, a fragilidade, a odisseia da existência humana - é contada com toda a paixão, colorido e imaginação que distingue os extraordinários romances de Anne Rice.

Opinião:
Pode-se dizer que este livro foi um autentico desafio, não porque o tenha achado pior ou mais massador do que os anteriores, mas simplesmente porque ando novamente a passar por uma fase em que a preguiça é grande, e é com extrema dificuldade que começo a ler um livro.

Continuamos então a acompanhar Lestat e as peripécias que este vive. Mais uma vez a impetuosidade deste vai metê-lo em sarilhos e só muito a custa as coisas se vão resolver e mesmo assim vão existir algumas consequências e acontecimentos que vão alterar o decurso da história.

Mais uma vez o que cativa não é propriamente a história do personagem, mas as reflexões que este vai fazendo ao longo da narrativa. Desta vez Lestat foca-se mais na questão do que é estar "realmente vivo" e das ilusões com que vivemos e que são estilhaçadas de um momento para o outro. É fácil recordar o passado com encanto e acreditar que aquilo que não temos é o que queremos, quando não queremos olhar para nós mesmos e acreditar que podemos ser pessoas que na realidade gostam de poder e controlo e outros que mais.

Como disse acima houve ainda alguns acontecimentos que fazem o leitor questionar-se sobre o que virá a seguir. Confesso que gostava de rever alguns personagens de histórias anteriores, saber o que é feito deles, como é que evoluíram na sua maneira de estar. Espero sinceramente que me seja dada a possibilidade de responder às minhas questões dentro em breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário