domingo, 28 de janeiro de 2018

Opinião - A Filha da Minha Melhor Amiga

Ficha Técnica:
Autor: Dorothy Koomson
Título Original: My Best Friend's Child
Páginas: 448
Editor: Porto Editora
ISBN: 9720041241
Tradutor: Vera Falcão Martins

Sinopse:
A forte relação de amizade entre Kamryn Matika e Adele Brannon, companheiras desde os tempos de faculdade, é destruída num instante de traição que marcará as suas vidas para sempre.
Anos depois desse incidente, Kamryn é uma mulher com uma carreira de sucesso, que vive sem ligações pessoais complexas, protegendo-se de todas as desilusões. Mas eis que, no dia do seu aniversário, Adele a contacta... A amiga de Kamryn está a morrer e implora-lhe que adote a sua filha, Tegan, fruto da sua ilícita relação de uma noite com Nate.

Terá ela outra escolha? Será o perdão possível? O que estará Kamryn disposta a fazer pela amiga que lhe partiu o coração? Uma viagem dolorosa e comovente de auto-conhecimento, uma leitura de cortar a respiração.

Opinião:
É a primeira vez que leio algo da autora, mas tenho a ideia que já me tinham falado bastante bem dela. Confesso que apesar de ter gostado do livro não me cativou ao ponto de ficar fã e sentir a necessidade de ler todos os livros da autora.

Neste livro ficamos a conhecer a história de Kamryn. Uma pessoa com uma personalidade muito particular da qual não é fácil gostar, mas que é completamente leal aos seus. Até que algo acontece que faz com que Kamryn termine o seu noivado e deixe de falar com a sua melhor amiga. Mas não é neste ponto que a história começa. A realidade é que a história começa a meio. Adele está a morrer e pede a Kamryn que adopte a sua filha quando morrer. E é durante a viagem interior de Kamryn que ficamos a conhecer o tipo de pessoa que é, o tipo de relação que tinha com as pessoas que amava, e a pessoa em que se está a transformar.

A viagem que Kamryn empreende é fascinante pela relação que acaba por desenvolver com Tegan e com as pessoas que são atraídas por esta. Tegan é uma menina extremamente inteligente e capaz e que também tem um difícil caminho a percorrer. Foi gratificante ver que no final algumas das suas atitudes mostravam que o medo que uma vez existiu dentro dela deixou de existir. Quanto a Kamryn, esta começa a acreditar mais em si mesma e nas suas capacidades, o que acaba por a transformar numa pessoa diferente aos olhos dos outros.

O que não me agradou muito no livro foi a indecisão de Kamryn quanto a Nate. Compreendo que ele era o amor dela e que tudo acabou muito de repente, mas ela teve dois anos para lidar com isso e assim que ele aparece na vida dela ela acaba por parecer uma barata tonta que diz uma coisa, mas parece acreditar noutra. Fico contente pela opção que a autora tomou, mas achei a maneira como foi realizada um pouco meh. Aquele final deu-me algumas agonias porque foi tudo perdoado muito facilmente e não vejo como isso poderia ser possível.

 Assim sendo foi uma leitura relativamente rápida e agradável, com algumas falhas a nível de concepção, mas que no geral se saiu bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário